O Rio de Janeiro continua lindo! Em cada esquina um convite para chope gelado, empadinhas, bolinho de feijoada, picadinho de carne… Da informalidade dos botecos ao charme da Confeitaria Colombo, a cidade exibe um mundo de sabores. Mas não vou me deter a gastronomia de lá, tão maravilhosa como a cidade. Embora pesem os preços elevados no turismo carioca .
Minha resenha será sobre o time formado pelos chefs André Generoso, Guga Rocha, Wanderson Medeiros, Jonatas Moreira, Jorge Bandeira e Ronniely Lima.
Esse escrete alagoano jogou um bolão no jantar beneficente do Emporium Pax Jockey Club, como parte do Festival Rio Bom de Mesa.
Das panelas mexidas por essa seleção, saíram sururu, camarão, lagosta, costelinha de sol suína, cordeiro, massa puba, banana, inhame… Ao final do jantar, aplausos calorosos para nossos chefs.
Confiram os pratos que deliciaram os cariocas:
LAGOA – O sururu, um clássico alagoano, ganhou uma nova roupa. Sem leite de coco, virou ravióli sobre o molho de queijo coalho. Criação do chef Ronielley (Le Sururu – Ritz Lagoa da Anta). Nosso molusco, não muito comum entre os cariocas, arrancou suspiros e elogios.
MEL DE ENGENHO – A costelinha de sol suína nem precisou de faca, apenas um garfo; a carne desfiou lindamente… macia e suculenta. Para alegrar os cariocas a iguaria chegou escoltada por purê de jerimum, cebolas carameladas ao vinho e mel de engenho. No comando da receita, o mestre das carnes de sol, chef Wanderson Medeiros (Pucui).
COCO – Na receita do chef Guga Rocha (Programa Homens Gourmet)Fox Life, o camarão foi a estrela, envolvido no coco com banana da terra e inhame. E foi servido na farinha do crustáceo, contrastando com o sabor do inhame.
TRADIÇÃO – O Mingau Pitinga do Engenho Varela (em São Miguel dos Campos) invadiu Emporium Pax e lá virou par perfeito da lagosta. Chef Jorge Bandeira foi quem elaborou o prato, adicionando-lhe o molho da própria casca da decápode.
FAVAS – A Bolacha Sete Capas de Maragogi inspirou ao chef André Generoso a preparar uma farofa crocante destinada a agregar ainda mais sabor ao cordeiro macio, servido em parceria com creme de favas. Perfeito.
Tapioca – A nossa tradicional Brasileira (dos tabuleiros das boleiras de Riacho Doce) foram transformadas em bolinhos pelo chef Jonatas, que adicionou o sorvete de tapioca e a farinha dos sequilhos de Maragogi. Rio de Janeiro ficou mais doce.
Para entender: Rio Bom de Mesa está na 11ª edição, e o homenageado deste ano foi o estado de Alagoas. Além do jantar, os chefs integrantes da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (realizadora do evento), André Generoso, Jorge Bandeira, Wanderson Medeiros e Jonatas Moreira foram convidados para cozinharem, em mais ocasiões, nos restaurantes do Rio Janeiro a culinária alagoana.
E mais: 7 de setembro – Anote esta data. Maceió vai receber o Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. E, nesse mesmo dia, será realizada a Quermesse da Praia com comidinhas dos chefs a preços convidativos. Imperdível!
Receitas
1 – Filé de Costelinha suína de sol com cebolas ao vinho e purê de jerimum
Pelo chef Wanderson Medeiros (Picuí)
Rendimento:4porções
Ingredientes
1 costelinha suína (800g)
15g de sal
30ml de cachaça
4 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
Pimenta do reino ou pimenta da Jamaica (opcional)
Tomilho
25ml de azeite
25ml de manteiga de garrafa
80ml de molho barbecue
Modo de preparo
Salgue a costelinha e deixe na geladeira por 48h.
Retire da geladeira, lave em água corrente, e deixe de molho em água por 30 minutos. Seque a peça e tempere com todos os ingredientes. Em seguida, embale em papel alumínio, fechando bem.
Deixe na geladeira por 12 horas e em seguida asse em forno à 160°C por 2 horas e meia.
Retire da embalagem e desfie bem a costelinha, descartando os ossos e a gordura.
Em uma frigideira, aqueça o molho barbecue e envolva a costelinha.
Coloque a carne desfiada ainda quente entre duas formas com peso em cima e resfrie por 8 horas. Mantenha a carne pressionada todo o tempo.
A carne ficará compactada e uniforme. Corte em porções pequenas e na hora de servir doure em frigideira antiaderente com manteiga de garrafa ou no forno. Sirva sobre o purê de abóbora, cubra com a cebola ao vinho e decore com brotos de rúcula.
Purê de Abóbora
Ingredientes
500g de abóbora sem casca
Pimenta do reino moída
Semente de coentro moída
Salà gosto
50ml de manteiga
50ml de creme de leite fresco
Noz moscada
Modo de preparo
Tempere a abóbora com sal, pimenta do reino e semente de coentro. Envolva em papel alumínio e leve ao forno a 200°C por 20 minutos. Ainda quente, amasse a abóbora, incorpore o creme de leite, a manteiga e a noz moscada.
Cebola ao vinho
300g de cebola roxa em fatias finas
20ml de azeite
100ml de vinho tinto
30g de mel de engenho
Modo de preparo
Refogue a cebola com o azeite até murchar totalmente. Acrescente o vinho e o mel de engenho e deixe reduzir em fogo baixo.
2- Receita Milagres
Pelo Chef Jorge Bandeira
Ingredientes
Caldo da cabeça da lagosta
Cebola
Pimentão vermelho
Pimentão amarelo
Tomate sem pele
Azeite de oliva
Urucum
Sal
Pimenta
PREPARO
Reduza o caldo a um terço e reserve.
Em uma panela, doure a cebola e depois refogue os tomates e os pimentões.
Coloque o urucum e cozinhe por alguns minutos. Junte a redução do caldo e continue reduzindo até a metade. Verifique o sal e a pimenta. Reserve.
LAGOSTA
Coloque as lagostas em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 160 graus por 10 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com o tamanho dos crustáceos.
MINGAU PITINGA
Ingredientes
1 kg Massa puba
1L deleite de coco
1L leite de vaca
1 cebola roxa
Coloque a massa submersa em água e deixe descansar por duas horas. Corte a cebola em rodelas e doure-as em um pouco de manteiga. Em um liquidificador, bata a massa umedecida e a cebola aos poucos e coloque o resultado em uma panela.
Em fogo médio, acrescente à massa os dois leites em quantidades iguais. Não pare de mexer até obter o mingau.
Visits: 2
3 comentários
Wanderson Medeiros
10 anos Atrás
Nide,
Foi uma honra cozinhar no Jóquei do Rio com essas feras da nossa gastronomia e com tantos alagoanos presentes no salão.
Parabéns pela matéria.
Wanderson Medeiros
Rafael Almeida
10 anos Atrás
Percebe-se que o trabalho do Guga Coelho e do Jonatas realmente é diferenciado, apresentação e ingredientes fantásticos.
maria cristina alves quirino
10 anos Atrás
Parabéns Nide por esta linda matéria, parabéns também a todos os Chefs que fazem da nossa gastronomia alagoana um atrativo turístico que encanta aos paladares mais exigentes. Quem visita Maceió Alagoas tem mil motivos para se apaixonar por nossa cidade. Bjs