“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”
A frase acima é do poeta e escritor Fernando Antônio Nogueira Pessoa, um dos nomes mais importantes da literatura da língua portuguesa. Nascido em 1888, na cidade de Lisboa, morreu, na mesma cidade, em 1935. Mas o poeta lá do céu deve estar muito feliz, pois em Maceió ele tem uma mesa cativa, bem no cantinho do novo espaço, originalmente chamado de Empório Good Scent (Bom Aroma), unindo gastronomia e cultura.
Eu (re)batizei como Cantinho Fernando Pessoa, pois o lugar é charmoso e as guloseimas brindam o paladar como se fossem poemas, a exemplo da Carne ao Chiado (bairro tradicional de Lisboa).
A carne, contra filé, em tiras (cozida apenas no vinho), é servida fria numa cestinha comestível. Ela vem umedecida no azeite português mais milho, azeitona, alcaparra, ervilha e tomates verde, vermelho e amarelo. O segredo da receita é bom azeite de baixa acidez (mais puro) para acompanhar torradas e pães.
Antes de navegar pelas comidinhas, vale lembrar que o empório é um lugar pequeno. São apenas cinco mesas e, além do tributo ao poeta Fernando Pessoa, também são homenageados outras notáveis almas lusitanas como o escritor José Saramago, a cantora de fado Amalia Rodrigues, Camões e o Adamastor (personagem de Camões).
A casa é grandiosa em sabores e boas opções de compra, com ênfase para os azeites portugueses e espanhóis, vinhos do país de Fernando Pessoa, além de produtos lusos como louças. Lá estão também disponíveis livros e filmes produzidos em Alagoas, pois-pois!
Então já sabe: se lotar não se aperreie, seja paciente, pois o empório abre das 10 às 22 horas.
Destrinchando as delicias
Abobrinha – O legume (por si próprio) não é saboroso, mas não existe nada que o azeite extra virgem português não salve. As abobrinhas são fatiadas em lâminas super finas e depois marinadas no molho de vinagre branco, cebola, ervas (coentro, cebolinha, manjericão), azeitonas, pimentões coloridos e alho. Para agregar mais valor à receita, duas torradas de pães cobertas com queijo do reino. Felicidades! A melhor comida – mais ou menos – vegetariana.
Bis – O sanduíche de baquete com linguiça portuguesa e queijo gouda (holandês) é convite à gula. Pão crocante… e o fantástico molho de tomate fresco no azeite colabora ainda mais no sabor.
Nata – A casa portuguesa, com certeza, tem Pastel de Nata, uma doce tradição lusitana. As damas da cozinha Maria do Carmo e Vera, ambas Rocha (com assessoria da portuguesa Ana Lívia), dizem que é semelhante ao original vendido nas proximidades da Torre de Belém, lá em Lisboa. Bom, não comi ainda os pastéis na terra deles, mas gostei dos servidos no Empório, mesmo sem ser fã de doces. Ao morder, emite aquele “croc”, típico da massa crocante sendo partida.
Beber – O Empório tem vinhos novos portugueses e cava (espumante) espanhol. Para bebericar no local é cobrado o mesmo preço que está nas gondolas. Chás e cafés igualmente estão à disposição da clientela.
Familiar – O empreendimento é comandado pelas alagoanas Cila, Carmo e Vera Rocha em sociedade com André Câmara (mora em Portugal) proprietário do escritório de exportação e importação em Lisboa, do qual o Good Scent é a filial em Maceió.
Rota Good Scent
Preços das comidinhas a partir de R$13,90 – Vinhos a partir de R$ 23,70
Aceita cartão – Horário: de segunda a sábado, das 10 até 22horas
Rua José Pontes de Magalhães n 223, lojas 1 e 2, jatiúca (na mesma rua do Massarella) – Telefone: 3235.2904
Visits: 4
6 comentários
Rafael Almeida
10 anos Atrás
Lugar bem charmoso! apesar de falar em referências portuguesas não me ficou claro se o enfoque culinário também é da comida portuguesa.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORBom dia Rafael, o pastel de belém e os vinhos são portugueses. O ingrediente azeite também é português, ou seja, tem alma portuguesa, mas é uma culinária brasileira com ingredientes de Portugal como o azeite. abraços
Patrícia Barros
10 anos Atrás
Nide, parabéns pela matéria!! Você, como sempre, traduz perfeitamente as maravilhas de um lugar.O Good Scent é incrível mesmo. O espaço que faltava na cidade!
Maria Pastôra de Oliveira Câmara
10 anos Atrás
Nide,
fiquei encantada com essa matéria!
Não por fazer parte dessa família que idealizou e concretizou esse espaço. Embora, também. Mas pela ênfase que você dá a a cada pormenor. Parabéns pela matéria!
Vera Rocha Oliveira
10 anos Atrás
Matéria linda e fotos maravilhosas. Muito abrigada, Nide!!!!!! Beijão!!!!!!