O bairro de Garça Torta é uma graça, com a Casa da Arte e o olhar cultural das crianças, a praia com seus corais, jangadas, é lugar querido dos artistas e dos descolados, bons roteiros de comer e beber… mas vou resenhar sobre a mineira Maithê Salomão, escolada nos fogões à lenha e na boa comida de Minas Gerais.
Entre os aromas e sabores, a moça escolheu o bairro do litoral de Maceió para viver e empreender com seu famoso “Pastel de Quinta” – agora em horário reduzido. O pequeno empreendimento só abre às quintas, com pasteis e caldinhos, e nas sextas com o cebiche (peixe e camarão marinado no limão), brochete de miolo de alcatra, os pasteis numa versão menor com oito unidades. Rola a boa música brasileira e jazz.
O Pastel de Quinta é um dos meus lugares prediletos, mas aviso logo aos navegantes: o lugar é pra quem não tem pressa, a comida pode demorar, mas faz valer o tempo. Então relaxe com a boa a música, beberique cerveja ou caipirosca de lima da pérsia incrementada com pimenta rosa.
Os pastéis são crocantes e fartos de recheio, com 12 sabores, entre salgados e doces. Na lista dos prediletos, o de frango com gengibre e o mineiro (doce de leite, banana, nozes e damasco). Minha paixão é carne e azeitona, bem tradicional.
O segundo colocado é o cebiche (também se escreve ceviche). Contudo, o da Maithê não segue à risca a receita peruana, pois além da batata-doce e do milho ela adicionou o molho mexicano de guacamole.
O guacamole é molho à base de abacate misturado com cebola picada, pimenta, tomate, coentro, limão e sal. A mistura quebra um pouco acidez do ceviche, onde os frutos do mar são curtidos no limão e bem apimentados. O peixe é a tilápia.
Imperdível é o brochete do miolo de alcatra. Essa parte do boi é bem macia, e o tempero não tem mistério, apenas sal. O vinagrete e farofinha tem a mão certa da boa cozinha mineira.
No mais, o Pastel de Quinta não tem formalidades, habita numa casa da própria Maithê, com o quintal disponível para os clientes baterem um bom papo e comerem bem. Como dizem os mineiros: “ô trem bão!”.
Mas não esqueça: vá sem pressa.
Rota do Pastel de Quinta
Preço do pastel – De R$ 7,00 a R$ 9,00 – Aceita cartão de crédito
Funciona nas quintas das 18 até as 22horas e nas sextas até 23horas
Rua São Pedro, 511, Garça Torta – Telefone: 9122-9920
Visits: 2
6 comentários
Carolina Feitoza
10 anos Atrás
Nide, concordo que o Pastel de Quinta é uma delícia com todo o seu encantamento seja na arte culinária, no astral do espaço ou na receptividade da proprietária Maithê. Parabéns e sucesso. Carolina Feitoza.
Henrique
10 anos Atrás
O pastel é muito gostoso, porém o preço não condiz com o tamanho. Pra ficar satisfeito tem que comer pelo menos 3 unidades. A demora também é excessiva.
rogerio carneiro de vasconcelos
10 anos Atrás
boa tarde Nide Lins! gostaria de vc fizesse uma matéria sobre a cidade de piranhas, estive lá essa semana e a cidade é encantadora, conheço algumas cidades de alagoas e essa foi a melhor e mais bonita de todas, tenhor certeza de que vcs não vão se arrepender, grato.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORBoa noite, Rogerio, já fiz materia de Piranhas (http://blog.tnh1.ne10.uol.com.br/nidelins/wp-admin/post.php?post=1420&action=edit) ou coloque no google “cidade de Piranhas, blog Nide Lins” que aparece. Foi publicada em 24 de maio de 2013. Agora preciso voltar pra atualizar. abraço, nide lins
Antônio de Pádua
10 anos Atrás
Como é bom poder ler textos de alguém que escreve fácil e consegue nos levar às aventuras gastronômicas em nossa terra. Parabéns pelo conjunto da obra que sempre estou conferindo, seja uma indicação à descoberta, ou não.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORobrigada Antônio.