17 de novembro de 2014: nesta data, com todo respeito aos meus seguidores, minha resenha não terá receita, nem dica de restaurante, passeio ou hotelaria… Na panela, o ingrediente principal será o turismo cultural com o sabor do artesanato produzido em Alagoas.
Nas minhas andanças, sempre garimpo santos, boi de carnaval e outras peças decorativas de casa para minha coleção pessoal. Esta semana duas iniciativas merecem aplausos, no Parque Shopping e Maceió Shopping, em parceria com o Sebrae e governo do Estado, abriram as portas para os artesãos exporem e comercializarem seus produtos com sugestivos presentes natalinos.
Quem não tem tempo de viajar até Capela para adquirir o presépio de cerâmica do João das Alagoas e seus discípulos pode ir à loja do Sebrae batizada de “Brasil Original”, que reúne o melhor do artesanato alagoano no Parque Shopping Maceió. As bordadeiras de Penedo trouxeram as estrelas, guirlandas e anjos de pano bordados com a temática da cidade e do Rio São Francisco para o natal ser abençoado pelo Bom Jesus dos Navegantes.
Em vez dos pinheiros de plástico, as artesãs de Coruripe criaram árvore natalina de palha de Ouricuri, e da bela cidade do litoral sul, ainda tem os acessórios de cozinha que dão mais charme seja no doce lar ou restaurante.
Na bela cidade do Sertão de Pão de Açúcar, os guardados bordados em panos de linho prometem um natal de paz. Na mesa, o colorido do bordado de filé do Sousplat, (descanso de mesa) do Pontal da Barra. De Feliz Deserto, a palha da taboa tem artigos para cozinha e mesa fazerem bonito em qualquer endereço.
Do assentamento de Maragogi, a arte das mulheres de fibra borda a mesma técnica do filé, em vez das linhas coloridas, a folha da bananeira tem conjunto de peças também para cozinha.
Na “Brasil Original”, as artistas Solange Arruda, com seus bordados, e Maria Amélia, com cerâmica, são mais opções de boas compras com a identidade cultural de Alagoas.
Quilombolas – No Maceió Shopping , próximo à loja Marisa, mulheres de quatro comunidades quilombolas das cidades de Canapi, Água Branca, Poço das Trincheiras e Igreja Nova pela primeira vez expõem o artesanato criativo.
O projeto Saber Tradicional das Mulheres Quilombolas, com a consultoria da arquiteta e designer Mirna Porto, foi uma grata surpresa para o público e felicidades das artesãs que venderam rápido suas criações.
Cada comunidade tem o seu destaque: Alto de Negras, de Canapi, com seus colares de cerâmicas com cordões de couro de bode, maravilhosos. De Água Branca, os chapéus, carteiras e bolsas de praia com palha de ouricuri são a aposta desse verão. Quem não comprou ainda tem hoje.
Igreja Nova também está com bolsas da palha de ouricuri, só que com novos modelos, e Porto das Tricheiras trouxe a trama batizada de Aió, uma técnica de fazer bolsas sem o uso de agulhas. O Aió é uma mochila de colheita, aqui em Maceió, uma bolsa para ir à praia e com muito charme. Destaque dessa comunidade são as carteiras (todas vendidas no primeiro dia), os tapetes de sacos plásticos, super ecológicos.
O artesanato com fonte de renda, e principalmente a auto estima para 93 mulheres de comunidade Quilombola são uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos.
Em poucas palavras, minhas dicas de natal alagoano são presentes sustentáveis, e o melhor, com belo design e qualidade para presentear amigos em qualquer lugar do mundo.
Visits: 0
8 comentários
Betania Barros
10 anos Atrás
Perfeitos Nide Lins.
A valorização da Cultura Alagoana, é perfeita!!!!!… Detalhes minunciosos que faz a grande diferença.
Adoro suas materias, sobre tudo de nossa Cultura e Gastronomia Alagoana. Parabéns ao Artesãs e a vc também , por tanta sensibilidade…
Patrícia Bastos
10 anos Atrás
Apaixonada por todas essas belezuras!
Isolda Herculano
10 anos Atrás
Lindo, Nide. Obrigada por esse post, Alagoas tem uma cultura rica e fico feliz cada vez que a vejo percebida.
Carolina Heemann
10 anos Atrás
Parabéns pela matéria Nide, realmente a loja está linda, com muitas opções de compras para o natal. Achei muito coerente com a proposta do natal (no seu texto) quando vc diz ” Na bela cidade do Sertão de Pão de Açúcar, os guardados bordados em panos de linho prometem um natal de paz “.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORcarol, muito grata pelo carinho. bjs
SHOPPING ONLINE
8 anos Atrás
Olá!
Gostei muito deste conceito inovador.
Proporciona uma super economia e inúmeros benefícios
Que contribuem para melhorar a qualidade de vida!
Cristine Vilaça
3 anos Atrás
Onde encontro uma árvore de natal em palha , igual dessa matéria para comprar?
Nide Lins
3 anos Atrás
AUTORA postagem é de 2017 da Loja do Sebrae, que não existe mais, arvore de palha é da Associação das artesãs de Pontal do Coruripe, na cidade de Coruripe