Saborear peixada, bacalhau, camarões é sempre bem-vindo na Sexta-feira da Paixão ou outra data qualquer. Seja ao molho de coco, de tomate ou de azeite é uma dádiva de sabores. Selecionei algumas dicas já publicadas no meu blog para uma Páscoa feliz.
Bodega do Sertão – O tradicional bredo ao leite de coco, com tomate, cebola, pimentão coentro tem endereço certo no restaurante Bodega do Sertão. A aparência do bredo se assemelha à do espinafre. É formado por folhas comestíveis, caules fibrosos, uma semente bem pequena e uma seiva natural, que, normalmente, é retirada depois de escaldá-lo. O bredo, quase sempre, é considerado erva daninha. Se espalha sem disciplina por diversas plantações.
Comedoria Gourmet – O risoto de camarão é fabuloso. O aroma e o sabor da pimenta-do-reino e da de cheiro são presenças marcantes. Também prove de entrada o Caruru – Nossa! Este quitute é um legado do chef Joca. O caruru não segue a receita baiana, e sim a alagoana. Quiabo desmanchado, camarões, dendê, pimenta (muito leve). Endereço: Avenida Almirante Álvaro Calheiros, 110 – Jatiúca (depois do Akuaba)/ Telefone: 3313-0697
Wanchako no Jatiúca – Os cebiches (pescados marinados no limão) são os mais queridos do restaurante. O batizado de Nazca é uma mistura de peixe, polvo e camarão, que vem escoltada por batata-doce, pimenta aji, caldo de limão, azeite, gengibre, milho e molho shoyu. Mais que perfeito! O marcante é a qualidade dos pescados, com cortes delicados, e, especialmente, o equilíbrio da acidez primorosa. Uma viagem ao Peru. Rua Dr. Mario Nunes Vieira, 220 – Mangabeiras -Telefone: Fone: (82) 2122-2000.
Alphazema, Restaurante e Cafeteria – Da nossa lagoa Manguaba, o siri é bem apreciado no leite de coco. Graças à criatividade do chef Pablo, ele deixou a casquinha e ganhou uma versão nas conchinhas com molho de tomate pelado italiano. Na receita, o molusco mantém-se fiel ao leite e fica elegante com azeite e páprica. As conchas com o molho bolonhesa merecem atenção pela qualidade do molho de tomate. Rua José Luiz Calazans, 31, Jatiuca – Telefone: 3435.9885 (referência hotel Marinas).
Anamá – O buffet do Anamá, sob a batuta do empresário Brandão Junior, já tem lugar sagrado no coração dos alagoanos. Sua principal gastronomia é a mediterrânea, a exemplo da Paella (arroz com frutos mar), salada de camarão, sururu, salmão … Uma mesa farta e saborosa da Semana Santa. Av. Silvio Carlos Viana, 2501 – Ponta Verde – Telefones: (82) 3305-4405
Akuaba. No tabuleiro da chef baiana Vera Moreira tem acarajé, as moquecas de polvo, camarões, peixes, o arroz de polvo, o aroma de dendê. E os doces sabores, dos bolinhos de estudante, do pudim de tapioca, e de tantas delícias preparadas no esmero pela equipe sob o comando de Vera. Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, nº 06 – Mangabeiras -(82) 3325-6199
Outros territórios alagoanos
Maria Furadinha – Para fazer o camarão Vila Franca, a chef apenas utiliza o sal, alho e manteiga, e, mais uma vez, não erra na quantidade do tempero, mantendo a textura do crustáceo sempre macia. Para quem deseja, ainda tem uma banda de limão para agregar mais valor ao nobre camarão do mar. Barra Nova, Marechal Deodoro – Mais informações – 8806.4118.
Maragaço – A peixada à moda da casa chega na mesa linda, colorida com tomates, ovos, batata, chuchu, coentro, cenoura, cebola, lagosta, camarão, polvo, posta de peixe e duas pimentas verdes de cheiro, que exalam o aroma aprazível. Todos os itens são mergulhados no caldo de peixe com coco. Para escoltar os frutos do mar, pirão no leite de coco natural e arroz branco. É de comer rezando e pedir bis, a peixada da Edna é bem alagoana, o leite de coco é na medida exata, não cobre os sabores dos pescados. Simples e perfeito. Av. Senador Rui Palmeira N° 1001, Centro de Maragogi – 082 3296-2041.
Peixada da Marinete – A fritada de aratu da Marinete é única, recheio farto coberto por generosa camada de ovos de capoeira, lindamente decorada com rodelas de tomate e pimenta-de-cheiro. Saborosa, aromática e bela… é para se apaixonar! Esse prato tem nos tamanhos pequeno, médio e grande tanto na versão petisco como na versão almoço (nesse caso, acompanhado de feijão caseiro maravilhoso, farofa e arroz). Rua Coronel Avelino S/N – Porto de Pedras (caminho da balsa). – Telefone: 9308.8589/ 93029163.
Beija Flor – A casa localizada em Porto de Pedras tem receitas leves, a exemplo da salada violeta: mix de folhas verdes, polvo grelhado, azeitonas e batatas sautées. O polvo macio é temperado no sal, alho e salsinha, cozido e depois grelhado no azeite. O fruto do mar de textura macia é acompanhado de batatas, forrando bem o estômago, além, claro, de ótimo paladar. Para escoltar a salada, o molho de mostarda dijon e vinagre de vinho branco. Povoado do Lages, 599 – Porto de Pedras/ Telefone:9165.0047 e 9131.5756
Visits: 44
3 comentários
Guilherme Gottardo
10 anos Atrás
Santos sabores desta cidade abençoada… Gratidão pela partilha das imagens acompanhadas da tua experiência em cada um desses lugares…
Alexandre Santos
10 anos Atrás
sou leitor fiel deste blog!!! Já tive a oportunidade de conhecer vários lugares na região através das plublicaçõe. As imagens enriquecem demais as matérias. Enfim… venho parabenizar e agradecer pelo fato de nos apresentar lugares que talvez nem conhecessemos não fosse por meio deste blog.
a mente de cristo
9 anos Atrás
exelente post tem agregado muito valor e conhecimento,Deus abençoe sempre.
http://www.amentedecristo.com