No dia 1° de outubro de 2012, com o título “Bar do Roberto, o Ladrão: comida honesta e de primeira!”, eu fiz a estreia do meu blog no site TNH1 (Tudo na Hora), e os destaques foram o carneiro guisado com pirão e, claro, a história do Roberto de Almeida Silva, o ladrão mais honesto e assumido de Maceió. A cozinha do alagoano continua boa, e nosso anfitrião, sempre simpático e brincalhão com seus fiéis clientes.
Retornei outras vezes para saborear as iguarias do Bar do Roberto, o Ladrão. Comecei o ritual pelo caldinho de feijão triturado e premiado com ovo de codorna: persiste na mesma qualidade e bem temperado. Em vez do carneirinho, embarquei na carne guisada com quiabo, escoltada por feijão caseiro e arroz: também o mesmo padrão de qualidade e honestidade.
O guisado de carne é macio e o quiabo segue a linha de qualidade. Atualmente, Roberto tem se preocupado com a saúde de seus clientes, perguntando antes: “Comida com pouco sal?”. Se ele esquecer de perguntar, comunique ao garçom como gosta. A galinha guisada com o clássico pirão, por exemplo, tem pouquíssimo sal, mas como Roberto diz: “Menos sal tem conserto; muito não”. Certíssimo!
Na cozinha de Roberto, a comida é honesta e boa, nada de invenções. No seu bar, a cozinha é a das tradições. “Cominho, pimenta… e o sal é mínimo”. E o óleo é pouco. Nas suas famosas galinhas guisadas, nada de óleo nem água. “A galinha já solta muita água”, afirma ele.
Nosso mestre, que já virou personagem num documentário da TV Educativa, mantém a rotina de sempre ir todos os dias ao mercado e escolher os produtos. Um que não pode faltar é o alho.
Por precaução, como dizem seus ilustres clientes, que há 40 anos batem o ponto no boteco mais hilário da cidade: “muita atenção na hora de conferir a conta”. Mas, na verdade, se todo ladrão fosse como Roberto, o mundo seria mais feliz e saboroso.
Veja o primeiro post do Roberto, o Ladrão: http://blog.tnh1.ne10.uol.com.br/nidelins/2012/10/01/bar-do-roberto-o-ladrao-comida-honesta-e-de-primeira/
Rota Bar do Roberto, o Ladrão
Preços – Prato Feito – R$ 10,00/ Petisco meia porção a partir de 14,00/ Completo a partir de R$ 25,00
Abre todos os dias, das 10 até 1 da manhã, aceita cartões.
Avenida 26 de Brasil, 245 – Poço – Telefone: 9938.5155
Visits: 6
6 comentários
Luiz Augusto
9 anos Atrás
Salve Nide
Pense num Ibateguarense de respeito.
BENEDITO RAMOS
9 anos Atrás
CARA NIDE
VOCÊ ESTÁ FAZENDO A HISTORIA DA GASTRONOMIA ALAGOANA. VOCÊ SÓ PRECISA, NÃO SEI SE É PEDIR MUITO, CASOS COMO O DOA ROBERTO “O LADRÃO” VOCÊ FALAR UM POUCO DA HISTÓRIA DO CARA. O PORQUE DO APELIDO. ISTO É INTERESSANTE DEMAIS. JÁ PENSOU QUANTOS DONOS DE BAR TEM APELIDO QUE A GENTE GOSTARIA DE CONHECER.
UM ABRAÇO FORTE
BENEDITO RAMOS
Nide Lins
9 anos Atrás
AUTORBoa noite, Benedito, a história do Roberto está no primeiro post. http://blog.tnh1.ne10.uol.com.br/nidelins/2012/10/01/bar-do-roberto-o-ladrao-comida-honesta-e-de-primeira/
Grata pela dica. abraços
JOSÉ DE LIMA FILHO
9 anos Atrás
Gostei da postagem do restaurante do Roberto Ladrão, em especial, porque apresenta comidas simples, gostosas e principalmente, por apresentar receitas de pratos que lembram as comidas do Sertão.
SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA
9 anos Atrás
PENSANDO BEM NO LADRÃO HONESTO,O DONO DESSE BAR É UM VERDADEIRO HOMEM DE BEM,COMPARADO COM OS POLÍTICOS DESTA NAÇÃO,ELE DEVERÁ ESTÁ DISTANCIADO DOS LA-LAUS, OU CANALHAS DO SENADO FEDERAL E CÂMARA.
Gilberto Liberal
9 anos Atrás
Com todo o respeito, não conheço o proprietário do restaurante, mas com esse nome não me sinto atraído a frequentá-lo.