Conheci Antonio Mendes em 2010 em um evento do restaurante Comedoria Sueca. O alagoano, ainda estudante de gastronomia em Pernambuco e muito tímido, fez o seu primeiro jantar para amigos e familiares, enfim, eu fui a única convidada para avaliar as comidinhas do novato. Dei boa nota, em especial pelo ceviche de tilápia.
O tempo passou e Antonio retornou em 2012 como coordenador do curso de gastronomia na faculdade Mauricio de Nassau, mas em abril deste ano iniciou sua carreira solo na cozinha do seu restaurante, a nova Selleta Saladeria.
Selleta Saladeria já existia no Santo Eduardo com o foco nas saladas, mas como se diz, sob nova direção, do chef Antonio, manteve as saladas e inovou com produtos alagoanos. Um bom e saboroso exemplo é o prato de carne de sol (produção da casa) coberto com queijo de coalho, arroz, farofa de banana com manteiga de garrafa, feijão verde e pirão de queijo. Clássico da culinária nordestina é bem feito. Carne macia (neste caso não se esqueça de dizer se é ao ponto, bem ou mal passada) e o feijão bem temperado e bem novinho. Porção individual que satisfaz.
Agora veja a minha seleção das comidinhas do Chef Antonio Mendes
Mistura boa – Risoto de carne de sol com queijo de coalho e creme de goiabada. Mistura louca, mas bem vinda ao paladar. O cozimento do arroz arbóreo (italiano) leva um pouco de vinho do porto dando mais realce ao prato. A combinação agridoce do queijo, goiabada e carne de sol deu bom casamento.
Sururu – A tradição do sururu ao coco com arroz tem bom sabor. A novidade que agrada é a farofa de banana para acompanhar o sururu pescado na Lagoa de Roteiro.
Bruschettas – Fatias de pão integral, fabricação da própria casa, são coroadas com carne de sol e tomates. A novidade é a de cogumelos no molho de bechamel (molho branco) finalizado com ervas. Sabor forte e bom.
Camarões – Nhoque de batata doce ao molho de tomate com camarões é outra novidade do restaurante. O camarão vem como molho e queijo, eu prefiro o crustáceo apenas no azeite e ervas. O chef Antonio disse que pode servir o crustáceo sem o molho. Adorei saber.
O chef Antonio Mendes valoriza os produtos alagoanos e todo dia ele mesmo faz a feira do restaurante. Na sua cozinha gosta de utilizar produtos frescos, e menos industrializados. O bom moço que se formou em gastronomia na Uninassau (PE) também fez curso de cozinheiro internacional no Senac São Paulão, agora em Maceió trilha no caminho certo da cozinha nordestina.
Rota Seletta Saladeria
Preços dos pratos principais: de R$ 12 até R$ 33,00
Funciona todos os dias das 11 até 15horas. No período da noite só com eventos.
R. Cap. Marinho Falcão, 812B – Santo Eduardo (na rua principal) – Telefone: 3327-1173
Visits: 0
4 comentários
Amalia Carolina Santos Mendes
9 anos Atrás
Maravilha de matéria. Lindas fotos, texto preciso e muito bem escrito, ótimos pratos e um excelente profissional.. Conjunto perfeito! Parabéns!
Antonio Mendes Junior
9 anos Atrás
Ficamos muito felizes com sua visita, Nide!
Será um prazer receber todos que vierem nos prestigiar!!!
luciano
9 anos Atrás
Parabéns ao chef, e boa sorte em sua nova empreitada.
SUCESSO! !!!
Carmen Neves
9 anos Atrás
Conheci hoje o Seletta Saladeria. Saí imensamente satisfeita, com o atendimento e a qualidade da comida. Vou virar freguesa! Parabéns ao jovem Chef!