Zuppa di pesce: sopa de frutos do mar, uma tradição do sul de Itália e da culinária mediterrânea, está agora à sua disposição em solo alagoano. Ao molho de tomate, contém lula, polvo, mexilhão, taioba, camarão, maçunim e lagostim. Quentinha e saborosa para o nosso inverno ameno. Para acompanhar, torrada de pão feito pela chef Lory Dori, do restaurante Basilico (Manjericão). Finalize com fios de azeite extra virgem. Afinal, a proposta da casa é a autêntica gastronomia Italiana em Maceió.
Lory faz questão de visitar os comensais nas mesas. Apresenta os produtos trazidos da sua terra natal, só não conta todo segredo da sua cozinha. Na preparação da sopa cada item é cozido separadamente, e depois recebe o molho de tomate, também receita da casa. “Tem um segredinho, mas Lory não conta”, diz a chef entre sorrisos.
Além dos frutos do mar, pães e massas são de fabricação própria. Em sua recente viagem pela Itália, ela trouxe várias preciosidades , a exemplo do cogumelo porcini (dos melhores que já comi). Ele não pode ser arrancado pela raiz, tem quer ser cortado para continuar a reprodução do fungo. Lembrete: quando o porcini acaba, o prato sai de cartaz.
Roteiro do Basilico
Peixe azul – Torradas com queijo ficaram mais saborosas com as anchovas, renomado peixe azul, presente em grande quantidade no mar italiano, mais molho de azeite e ervas. Esta entrada é divina.
Filé – Italiano também faz bem carnes. O filé mignon, batizado de tagliata (carne fatiada) com porcini é mais pura verdade. A carne vai à chapa, e aos poucos é pincelada com a manteiga sem sal misturada com alecrim, sálvia e outras ervas. O arremate final é o molho dos cogumelos. Lembrete: A tradição italiana do filé é mal passado.
Parmesão – Carpaccio de carne (fatias finíssimas) com lascas de parmesão italiano, folhas de rúculas e azeite, entrada mais leve, acompanhada de duas torradas de pão e azeite com ervas.
Basilico é uma ótima referencia de casa italiana. E a chef Lory preza pela tradição do seu país. Com auxilio dedicado do seu esposo, Stefano, investiu na própria horta, cultivando manjericão, salsa e até plantaram pés de limão siciliano, para produzir o limoncello (licor de limão). Sem a acidez típico da fruta, o sabor é refrescante, gelado, delicado, perfeito . Detalhe: a casa tem massa sem glúten, mas não é caseira
O ambiente é simples, duas TVs apenas para exibir musica italiana – por sinal boa seleção musical – e nada de programação de jogos, noticiários, novelas. E ainda conta com boa carta de vinhos e com outra característica forte, a simpatia dos donos.
Rota Basilico ristorante italiano
Preço: entradas a partir de R$ 12,00. Prato principal: a partir de R$ 28,00
Antiga Amélia Rosa, 186 – Jatiúca – Telefone: 3432.7553 – Horário de 11 até as 23 horas. Fecha na terça
Aceita cartão
Visits: 1
3 comentários
Rafael Almeida
9 anos Atrás
Adoro a Lori. Me sinto em casa quando vou ao basilico que pra mim é o melhor e único autêntico ristorante italiano em maceió.
dayse
9 anos Atrás
comida pessima
Lara Fragoso
9 anos Atrás
Único italiano autêntico da cidade.
Ingredientes genuinamente italianos.
Da entrada à sobremesa, uma delícia!!!