A estrada de barro é irregular, longa, parece um caminho sem fim. Mas, no infinito da caatinga – verde e florida, nesta época chuvosa – os majestosos cânions do Rio São Francisco dão o ar da graça. Simplesmente divino. Este é um dos caminhos que nos guia até o restaurante Ecológico Castanho, na cidade de Delmiro Gouveia, ponto de embarque para navegar pelo nosso Velho Chico.
Em 2012, viajei pelos cânions Rio São Francisco, embarcando na cidade de Olho D´Água do Casado, rumo ao mesmo destino: o Castanho. São 1.500 hectares de caatinga preservada e com três trilhas catalogadas.
Em 19 de julho de 2015, de volta ao restaurante, dessa vez pelo novo caminho da Rodovia AL-220. Quando você for lá, fique atento à placa do restaurante. Todo percurso pela estrada de barro é bem sinalizado, e são necessários cerca de 30 minutos de chão batido. Porém, é compensador. O Sertão, no inverno, é de rara beleza.
No restaurante Castanho você pode fazer tudo: trilha, mergulhar no rio, descansar na rede, deitar nas camas, ou simplesmente apreciar o sertão saboreando caldinho de feijão, postas de tilápia… É com diz a canção de Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar (vida leva eu!)/ Sou feliz e agradeço/ Por tudo que Deus me deu”.
Os cânions do São Francisco são uma benção, e o Menestrel das Alagoas (catamarã do restaurante) navega ao sabor do vento, seguindo o sol. Só falta uma rede, para seguir viagem e esperar as estrelas.
Minha surpresa foi testemunhar que os cânions estão valorizados pelos amantes dos esportes náuticos. E a cena mais bonita de se apreciar e aquele monte de gente, de todas as idades, praticando Stand Up (pranchas), e nos caiaques, deslizando pelo Rio, entre as enormes formações rochosas esculpidas pela ação do tempo e das águas.
É lindo… mas quando penso que são 12 metros de profundidade prefiro curtir a Natureza a bordo do catamarã.
O restaurante Ecológico Castanho é um empreendimento familiar, que nasceu da paixão do alagoano Eliseu Gomes, o Leleu, pelo o Rio São Francisco. Este bom rapaz, como todo sertanejo, foi persistente. Ele transformou a caatinga num belo jardim do Sertão com restaurantes, trilhas e passeios.
Quando voltar ao Castanho, e será em breve, minha trilha sonorosa já escolhi: “Minha vida é andar por este país/ Pra ver se um dia descanso feliz/ Guardando as recordações/ Das terras onde passei/ Andando pelos sertões/ E dos amigos que lá deixei…”
Siga a rota do Restaurante Castanho
Delmiro Gouveia, sertão alagoano, a 294,8 km de Maceió, via AL-220
Passeio R$ 100, por pessoa, com almoço incluso – Funciona todos os dias – Aceita cartão. Telefone: (82) 99959.1405 (whatsApp) e 98855.1290
Restaurante funciona com sistema de buffet e a la carte
Pra ficar: Em Delmiro Gouveia, a Pousada Recanto da Mada (às 7 horas, a mesa do café da manhã já está posta com todos os quitutes regionais com destaque para coalhada caseira e mungunzá). A pousada é simples, mas tem ótimos apartamentos para uma boa estada.
História – No ano de 1904, na Vila da Pedra, Sertão alagoano, apenas seis residências e nada mais. Neste mesmo ano chega o cearense Delmiro Gouveia, com seus sonhos, para escrever uma nova história em Alagoas. Seu grande legado foi construir a segunda hidrelétrica do Brasil. Para conhecer mais a trajetória do Delmiro visite o Museu da Pedra e a Usina Angiquinho, tombada como Patrimônio Histórico Estadual pelo IPHAN.
Visits: 20
9 comentários
graça
10 anos Atrás
sou fã do seu blog e esta reportagem do sertão maravilha. Agora se possível use a palavra ESTADA ao invés de estadia.Nao se trata de critica Deus mim livre apenas um alerta viu. Sou sua fã sempre sigo seus conselhos e só ando com seu livro para mim orientar já que dificilmente almoço em casa.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORGraça, relaxa, obrigada pela revisão. Grande abraço
Alagoana
10 anos Atrás
Aproveita senhora Graça e corrige esse “Deus MIM livre”… é melhor e correto usar “Deus ME livre! Faz o mesmo com o “MIM orientar”procure usar: ME orientar. Não é crítica… só alerta. Viu???
Alagoana
10 anos Atrás
NIDE, parabéns pelas matérias sempre muito bem feitas. Um beijo.
Oswaldo Leitão
10 anos Atrás
Excelente material jornalístico . . . Valeu querida confrade!
João Neto
10 anos Atrás
Seu blog sempre nos mostra os melhores sabores e sensações de Alagoas.
ISIS ROSAS
9 anos Atrás
Parabéns linda matéria sobre meu sertão Gratidão por mostrar e descrever este local O PARAISO DE BELEZAS RARAS, o qual chamo com todo carinho.
Guedis
6 anos Atrás
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.
Everton Nascimento
6 anos Atrás
Boa Tarde! Eu sou um apaixonado pela Orla de Aracaju, é a mais linda do Brasil.
Comer caranguejo, dançar um forró no bar e restaurante Cariri e tudo de bom!
O passeios dos Canions do Xingo é uma experiência Inesquecível! Recomendo a todos fazer o passeio de Xingó.
Esse Blog está de parabéns pelo conteúdo rico e os planos de hospedagens são muito bons e os preços e bem acessível para todos.
Indico e recomendo esse site para Reserva de Hotéis e Pousadas.
Continue realizando esse ótimo trabalho e realizando o sonho das pessoas que amam viajar.
Parabéns!
Muito Sucesso!