Nos antigos postais de Maceió, a praia da Jatiúca era um coqueiral quase sem fim, uma casinha aqui e ali, sem prédios nem asfalto. Neste cenário, o ex- garçom, do (sempre) saudoso Bar das Ostras, Francisco José da Silva, o Chico, com muita ousadia, numa temporada de desemprego, arrendou uma antiga casa de palha – e nela instalou cinco mesas. Ao lado da sua amada Tereza Marina Leobino, cozinheira do restaurante Gogó da Ema, começou vida nova: Recanto da Feijoada.
Tereza fazia a feijoada e Chico, o único garçom, atendia os fregueses. “Não tinha emprego, então a saída era fazer o que gosto: atender as pessoas. Na época comecei com a cara e coragem, e a feijoada”.
Sob a direção do casal, o Recanto de Feijoada, soma 35 anos de atividades no mesmo lugar. A praia da Jatiúca, pelo contrário, mudou totalmente. O mar até ficou mais distante, a casa não é mais de palha, mas a feijoada é a mesma. A receita não tem segredo, diz Tereza; mas, “pra ficar supimpa, é feita de um dia pra outro”.
Na panela vão generosos nacos de charque, paio, bacon, pé de porco e linguiça caseira. Numa cumbuca ficam as carnes e na outra o feijão, e noutra área estão disponíveis torresmo, couve, laranja e abacaxi. A porção média serve bem duas pessoas. O corte do charque, dianteiro, também não mudou nessas décadas de trabalho.
No Recanto da Feijoada a tradição começa com caldinho de feijão (abençoado) com pedaços de charque. Para acompanhar uma gelada ou a tradicional caipirinha de limão.
Outra tradição da casa é a carne guisada com batatas, tanto na versão de petisco como no formato prato comercial. Macia, com direito àquela irresistível graxa do próprio cozimento.
O “Comercial” de carne suína, ou de bife acebolado, é apreciado pelos fãs da casa. Nos finais de semana as 25 mesas são duramente disputadas.
O empreendedorismo é o principal ingrediente do casal Chico e Tereza, que, somados à simpatia e ao condimento caseiro, transformaram a casinha de palha num estabelecimento sólido, endereço no qual moram e trabalham, oferecendo a simples e boa culinária regional.
Rota Recanto da Feijoada
Meia feijoada – R$ 33,00 (pra duas pessoas). Prato comercial – R$ 13,00 – Aceita cartão
Funciona todos os dias, das 11h até as 21h
R José Luiz Calazans , 15 – Jatiuca – Telefone: 3355.2324
Visits: 13
6 comentários
plinio cavalcanti
9 anos Atrás
pode dizer, é gostosa de mais.
jobson
9 anos Atrás
Delícia de feijoada, aliás, todos os pratos são saborosos, tem a sabedoria de dona Tereza. Todos os anos, o casal organiza a confraternização para uma turma de coroas, que elogiam o sabor das iguarias durante toda a refeição.
Marcelo Folchetti
9 anos Atrás
Não basta ter boa comida, é preciso ter bom serviço e ali não tive boas experiências.
claudio cardim
9 anos Atrás
Estive lá umas 3 vezes e recomendo a quem gostar de uma boa feijoada vale apena é uma delicia é come diz a Nide é de lamber os dedos.
Bruno Conrado
9 anos Atrás
Cresci indo almoçar nos fds na feijoada do chico (lá em casa ninguém conhece como Recanto da feijoada, rs) Me sinto em casa lá pelo carinho do Chico e Tereza, e ainda dou muita risada com humor peculiar do Cláudio, garçom que é patrimônio de lá hehehe, melhor feijoada de maceió. Nide prove também a carne de sol de porco e a costelinha, muito bom!!! Parabéns grande Chico, falo em nome de toda minha familia(Gilson, Laura, Guilherme e Ana).
Antonio Vilas Boas
9 anos Atrás
Discordo dos comentários acima. Estive nesse Restaurante em duas oportunidades e em nenhuma delas gostei da feijoada. A do concorrente ao lado é mais saborosa, pena que o seu proprietário não seja nem um pouco simpático.