Na segunda edição do meu livro Gastronomia Popular Alagoana, pela Editora Graciliano Ramos, novos empreendimentos vão dar mais sabor às páginas. Entre três, eles, os famosos pastéis do Chico, da Fumaça e da Geo. Vamos recordar esses lanches, uma tradição dos bairros de Maceió.
Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão é uma, tradição de 23 anos bairro da Ponta Grossa. O salgado é fofo, não é de vento, tem recheio de verdade, e o principal, não vem embebido no óleo. “O sucesso da receita é o amor”, argumenta Maria Neves. Mas ela revela alguns truques, um deles é a temperatura do óleo, deve permanecer normal, se estiver frio o pastel absorve o líquido, e muito quente queima a massa. Outro detalhe, eles utilizam os mesmos produtos (farinha e margarina) e não mudam.
Rua Cabo Reis, 610 – Ponta Grossa. Telefone – 8811.5302/ 8879.9776 e uma filial no mix da Ponta Verde
Pastel da Fumaça – Em todo e qualquer lugar do mundo, o lanche na sala de trabalho é imprescindível para rebater a fome. Tem aqueles que são diet e preferem frutas e barrinhas de cereais, outros apostam no bolo, e, claro, no cafezinho, que não pode faltar. Mas há quem prefira uma opção mais substanciosa, e barata. Para estes comensais, a dica é o Pastel do Fumaça (próximo à Transpal). O tamanho do pastel é grande, e não é de vento: tem recheio. O campeão de vendas é o de carne (bom). O de queijo coalho, também é bom. A massa caseira é macia, bom sabor, textura de pastel crocante, bem frito e feito na hora, bem quentinho.
Rua Buarque de Macedo, 573 – Centro (próximo a Transpal)- Telefone: 3326.2492
Pastel da Geo – Com 84 anos, cabelos brancos e sorrisos, a dona Gertrudes Wanderlei Araújo, ou simplesmente Geo, é de bem com a vida e sua felicidade é o tempero dos seus pasteis, sanduíches, coxinhas de galinha e dos maravilhosos sucos da própria fruta. Comida simples, mas são os recheios de carne do pastel e do sanduíche que há 29 anos conquistam estômagos e corações no bairro do Jaraguá (próximo a Policia Federal). A massa do pastel é a mesma que compramos no supermercado, mas é bem crocante e sem excesso de óleo, também tem de bacalhau. O de carne moída tem um diferencial, ela é macia e vem misturada com purê de batata, cebola, pimentão e tomate verde (leva duas horas cozinhando) que confere o sabor especial. Na panela da Geo não entra cominho.
Avenida Walter Ananias, 893 -Jaraguá– antes da Policia Federal- Entre a Nordeste Auto e a GrafNobre– Telefone: 3231-1377
A Bienal do Livro de Alagoas é uma realização a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora, a Edufal, com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da ANL (Associação Nacional de Livrarias), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e de demais parceiros de instituições públicas e privadas.
Para saber mais da programação visite o site bienalalagoas.com.br
Visits: 7
2 comentários
juliana ribeiro
8 anos Atrás
oi vc teria a receita do pastel do chico ?
Nide Lins
8 anos Atrás
AUTORJuliana não tenho, eles não passam, segredo da família. Grande abraço