Todo domingo, faça sol ou chuva, o casal Andréa e Luiz Callado estão a postos numa barraquinha improvisada, protegida do sol, alguns banquinhos e uma legião de fãs, inclusive eu desde o último domingo, dia 15. É que nesse dia decidi trocar o almoço pelos cadinhos preparados com esmero por Andréa, advogada, mas cuja paixão é a cozinha. São cinco sabores: caipira, atoladinho, neguinho, douradinho e moreno, e domingo sim, outro não, tem o de bacalhau.
O nome do ponto é “Sr. Caldinho” (do lado de fora da Panela do Chef) e confesso que passava pela frente, mas nem paquerava o local, até que um leitor (infelizmente esqueci o nome) enviou a sugestão dos caldinhos. Eu disse que iria provar, porém demorei a cumprir minha promessa. Quero agradecer a dica, valeu, e muito. A produção dos caldinhos começa na noite do sábado e são finalizados no domingo de manhã. Detalhe: a alagoana só trabalha com produtos de primeira. O pequeno empreendimento existe há cinco anos.
No total, são 80 litros que rendem 450 copos de 200ml, cada um no valor de R$ 4,00. Gostei de todos, menos o de bacalhau, porque não tinha para provar. Veja a seleção e no próximo domingo. na praia da Ponta Verde, passe por lá. Um lembrete: o inicio dos trabalhos começa as 9h30 e vai até às 14h30, mas às vezes os caldos acabam antes das 14h.
Pretinho – O feijão preto apenas cozido no sal, depois triturado, é perfeito. Também vem coroado com cheiro verde, ovo de codorna, e torresmo que derrete no céu da boca.
Moreninho – É o feijão branco cozido no charque (só usa o colchão, porque tem pouca gordura) e linguiça. Processado no liquidificador, é coroado com torresmo (tem um fornecedor fiel), ovo de codorna e cheiro verde, se o cliente desejar.
Douradinho – Não sou fã de caldinho de camarão porque geralmente tem muito leite de coco, mas no da Andréa, o crustáceo fala mais alto. São pequenos pedaços de camarão, e o leite é produzido na cozinha da alagoana. Divino. De pedir bis.
Caipira – Creme de jerimum com peito de frango desfiado,milho e sem torresmo. Neste, um pouco de pimenta cai bem, já que o legume é um pouco adocicado.
Atoladinho – Um creme de macaxeira com charque desfiado, sal na medida certa, torresmo, ovo de codorna e cheiro verde.
Neste roteiro, inclua uma cerveja bem gelada e ótimo domingo na bela praia da Ponta Verde.
Rota Sr. Caldinho
Preço: R$ 4,00 (cada) em copinho de 200ml – Não aceita cartão
Funciona aos domingos, das 9h30 até 14h30
Av. Silvio Vianna, 2321 (próximo ao portão do lava-jato Cleac Car), na Ponta Verde
Aceita encomenda – 98701.5382/ 99921.8473
Visits: 27
14 comentários
Luiz Araujo
8 anos Atrás
Bom dia Neide
É bom demais, outro também bom é o do Salú, eu tinha falado a um tempão com voce do bar do Dera no Sto. Eduardo e está na sua agenda de visitas?
Nide Lins
8 anos Atrás
AUTORLuiz, envia os contatos para [email protected]
junior
8 anos Atrás
poderia ser melhor, eles colocam , como se fosse uma massa , que fica grosso, e acaba perdendo um pouco do saber, era melhor eles cobrar um pouco mais caro e não colocar essa massa , dá uma azia da gota.vai ai uma dica, e não uma critica.
Ivana Vieira
8 anos Atrás
Olá Nide! Acabo de ver a reportagem; eu quem fiz a indicação. Parabéns a eles, e a vc. também. Confirmou que delícia?
Nide Lins
8 anos Atrás
AUTORGrata Ivana, demorou, mas a matéria saiu. bjs
Rafael Almeida
8 anos Atrás
Caldinho é tudo de bom. Quanto a dica do amigo do salu, apesar de famoso, odiei o torresmo de lá.
Luiz Araujo
8 anos Atrás
Não tinha visto o comentário do Rafael Almeida e fiquei curioso para saber porque ele “odiou” tanto o torresmo do Salú.
MARILIA
8 anos Atrás
O caldinho é maravilhoso e não é engrossado com maizena, como insinuaram aqui. Dá pra ver que entendem viu! Tem gostinho de comida de casa e feito com muito carinho. Levo sempre minhas crianças para comerem também por aprovar e sentir a qualidade!
Estão de parabéns pelo reconhecimento!
Tiago
8 anos Atrás
Melhor caldinho da cidade! Show de bola!
Karina
8 anos Atrás
Mais maravilhoso impossível! Sabia que as vezes tb substituo pelo almoço? ! Delicioso!! Quem ainda não experimentou, vai lá conferir!!
Eduardo
8 anos Atrás
Muito gostoso e além da praia tive a oportunidade de comer em uma festa particular !!! TOP
Monique
8 anos Atrás
Que bom que saiu a reportagem desse maravilhoso Caldinho aqui nesse blog Rsrs. Nunca fui lá no domingo pra tomar, mas tive o prazer de fazer uma festa com o Caldinho deles e todo mundo gostou. Parabéns
Rafael
8 anos Atrás
Luiz Araujo,
Sou um apreciador de torresmo, ótimo tira gosto pra acompanhar uma cerveja gelada ou uma talagada de cachaça. O bom torresmo, julgo eu, é crocante, tem um pouco de carne e quando bem feito chega a derreter na boca, importante também não ser cabeludo. É uma raridade,
mesmo em estabelecimentos famosos como divina gula, agua doce e outros botecos populares, nem sempre acertam a mão.
Imbuído da ideia de comer um bom torresmo me indicaram o salú, estabelecimento bem simples e o Sr. Salú um sujeito pitoresco, tal estabelecimento fica atrás de onde corto os cabelos e lá fui eu…Chegando já gostei do Sr. Salú, dei uma olhada por uns 30 segundos e como não falei nada ele ja foi dizendo “desembucha homem o que você quer!!!”, achei graça e logo pedi 5 reais de torresmo, o que rendeu um pacote cheio e ainda estava quentinho, ele acabara de fazer.
Ao chegar em casa fui comer, o torresmo estava duro (provavelmente o couro não fritou o necessário), um pouco escuro e com leve amargor de torrado e com vários pedaços bem cabeludos, coisa que nem ligo muito, porém, o sabor não compensou.
Talvez tenha sido o dia que fui, não gostei, entretanto, talvez uma entrevista com o sr. Salú renda uma boa história.
rubens gomes de albuquerque
8 anos Atrás
Muito bom os caldinhos, cada domingo tem mais consumidor.