Na minha frente os bolinhos me remetiam aos quibes, mas na primeira mordida descobri que o sabor é diferente, picante e atraente ao paladar. Impossível comer apenas um, porém não é quibe, é Falafel, uma comida típica egípcia, de cor escura polvilhada com gergelim e recheio verde, resultado da mistura do grão de bico com coentro, cebolinha, alho, sal e cominho. Os temperos do Oriente Médio também presentes nas caçarolas nordestinas.
Mas para esta receita, a alagoana Rafaelle Leite acrescentou o queijo de coalho, nosso meu bem querer, pelo nobre motivo de homenagear os mestres artesãos durante a Semana do Artesão de Alagoas, que começa nesta quinta, dia 17 e prossegue até o dia 22, no Memorial à República. Será uma semana recheada com comidinhas de cinco food truck, exposição, oficina, palestras e, claro o Caminhão Loja vendendo nosso típico artesanato.
Muita coisa legal num só espaço, orquestrado pelo Governo do Estado e parceiros. Mas antes de resenhar sobre as homenagens saborosas aos nossos mestres, escolhi a artesã Sil, de Capela, para escrever sobre a arte dessa gente simples.
Os mestres
Maria Luciene da Silva Siqueira é a mestra Sil, ex- cortadora de cana. Sua vida mudou quando o mestre João das Alagoas a ensinou a arte de moldar o barro. E assim, a alagoana de Capela despertou para o talento de transformar a terra em esculturas do cotidiano da vida do interior, como as conversas nas portas de casas, as jaqueiras, as danças folclóricas… Sil, aluna aplicada do mestre, não perdia uma aula. E lembra até hoje da primeira peça que vendeu, a típica imagem do Nordeste: um homem com um burrinho, por R$ 5,00. Hoje seu artesanato está presente nas galerias de arte do estado.
A Exposição
Conheça os mestres que vão expor na Semana do Artesão de Alagoas no Memorial á Republica: Escultura de madeiras: André da Marinheira (Boca da Mata), Aberaldo (povoado da Ilha do Ferro Pão de Açúcar), Antonio Dedê (Lagoa da Canoa), Mestre Arlindo (Maceió), Pedrocas (Rio Largo), Zezinho (Arapiraca), Raimundo (Lagoa da Canoa) e Chico Cigano (Batalha). Barro: João das Alagoas (Capela), Sil (Capela), e Dona Irinéia (União dos Palmares). Vânia Oliveira (Maceió), que brilha com sua arte em fazer chapéu de Guerreiro. De 17 até 22 de março.
As comidinhas
Egípcia – Além da Falafel recheada com queijo coalho ser o carro chef da Semana do Artesanato alagoano, indico também provar a Quesadilla egípcia, que são cubos de frango com curry (sem exageros), pimentão verde amarelo e vermelho, azeitonas milho verde e Champion, sal, pimenta preta, cominho, páprica picante, orégano, pimenta calabresa e queijo derretido por cima. Para acompanhar, pão sírio. Nota 10. Para dar mais sabor, escolha o molho de gergelim (tahine). Quem curte comida árabe de verdade, vai se amarrar, eu adorei. No comando das panelas do food truck Falafel do Egito, Rafaelle Leite, casada com o egípcio Mena Kabry, que ensinou a ela as tradições da cozinha do Oriente Médio, para a nossa felicidade, é claro.
Argentina – Nossos hermanos também estão bem representado no Food Truck, El Gringo. Para homenagear os mestres artesãos, o chef Raul Diaz apostou nas tradicionais empanadas (lembra o pastel) com de carne de sol e queijo coalho. Tão bom como nossos pasteis brasileiros, só que a massa é fina e assada no forno. Também prove Porteñito, um sanduba de filé, pernil ou frango com tomates, alface e o chimichurri ( molho tradicional na Argentina e no Uruguai). A equipe do Chef Raul vem da praia do Francês, onde funciona o food truck, especialmente para Semana do Artesão de Alagoas.
Massas caseiras – O food truck D´Destro também arrumou as panelas e trocou o Francês para celebrar os mestres alagoanos com o nhoque de macaxeira, mas tem glúten, com carne de sol desfiada, molho suco e destaque para o delicioso queijo coalho crocante. No comando da cozinha das massas caseiras, o casal paulista, o chef Rafael e sua esposa Débora D’ Destro. O molho de tomate é produção da casa e as massas são caseiras.
Mineira – Mariana Lemos (nutricionista e chef) do food truck Trem de Minas, com seus famosos pãezinhos de queijo tamanho pão francês preparou o recheio de pão com charque acebolado e pimenta biquinho. Um dos sucessos do trailer é o de pernil de porco com cebola caramelizada, e para acompanhar o agridoce molho de pimenta de Jabuticaba, produção mineira. Para quem restrições ao glúten, pãozinho de queijo mineiro é uma salvação e com sabor.
Cachorro quente – Para quem aprecia o tradicional sanduíche no pão de seda com carne e salsicha, durante a Semana do Artesão de Alagoas pode também saborear a versão de carne de sol desfiada na manteiga de garrafa, com cebola, milho e batata palha, no food truck Cachorro Quente, sob a batuta da Luciana Silva.
Os food truck do projeto Carro Chef ficam em cartaz do dia 17 a 20 de março ao lado do Memorial à Republica. das 17h às 21h.
As mãos moldam o barro em santos, as linhas bordam o filé, a madeira vira bicho, e da terra os temperos para harmonizar os sabores… Então vamos lá no Jaraguá, afinal, “A gente não quer só comida / A gente quer comida, diversão e arte…”
Realização: Governo de Alagoas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Comunicação e Cultura. Apoio da Sebrae, Prefeitura de Maceió, e Braskem. De 17 a 22 de março no Memorial´à República
Siga no meu instagram @nidelins mais sobre o evento
Exposição permanente no hall principal do Memorial:
Período: 17 a 22 de março de 2016
Exposição das principais tipologias do artesanato alagoano;
Presença dos mestres durante a semana.
Oficinas Criativas:
Período: 21 a 22 de março de 2016
Demonstração do ofício por artesãos: filé, cerâmica e renda de bilro. A idéia é que os visitantes possam vivenciar uma experiência.
Caminhão loja:
Período: 17 a 22 de março de 2016
Comercialização de diferentes tipologias do artesanato:
No caminhão loja: rodízio entre artesãs individuais, de associações, cooperativas e grupos;
Nas tendas dispostas nas laterais do caminhão loja.
Visits: 2
4 comentários
Orlando
8 anos Atrás
É ideia dos foodtrucks é muito interessante.
Rafael
8 anos Atrás
Bom site.
merelyn daiane pires vidal de goes
7 anos Atrás
eu adorei o seu trabalho eu sou apenas uma menina de doze ano que andei pesquisando coisas sobre o senhor e comecei a gostar do seu trabalho.
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORQue ótima, Merelyn,só tem uma correção,sou uma senhora, mulher. Prazer em ter vc no meu blog,sucesso