Do coco verde, a água doce refrescante, e do seco, o melhor leite para dar sabor às tradicionais peixadas, camarões, sururu, siri… Esse coqueiro que dá coco, na letra Aquarela, de Ary Barrosa, é de origem asiática, introduzido no Brasil por volta de 1.553 e, daí por diante, conquistou a cozinha brasileira, em especial a Nordestina. O coco também é dança de roda do folclore, das saias rodadas e das batidas dos pés, mas basta a dosagem certa do sumo da fruta para encantar o paladar, e em semana santa que se preze, o leite de coco é rei nas caçarolas.
No restaurante Anamá, não apenas na sexta-feira da paixão, mas até domingo, o leite de coco é o tempero das tradições do bredo, sururu, camarão com fava, feijão, coco e peixada. O restaurante que tem a assinatura da chef Ana Silva, tem histórico da boa gastronomia alagoana no estilo de comida por peso, pelo sabor e qualidade dos ingredientes.
Para a semana santa, tive o prazer de conferir o cardápio. E claro, apenas pedi ao gerente Gil para colocar as comidinhas com leite de coco em cumbucas para que eu pudesse produzir uma foto bem legal, mas lá é self service.
E apreciei com prazer as receitas tradicionais preparadas pelo José Cíicero, que até ficou difícil de escrever qual a melhor. O bredo foi uma grata surpresa, com seu azedinho característico, perfeito para comer apenas com o arroz de coco. O sururu do Anamá, eu considero o melhor de Maceió, caldinho bem encorpado com coentro e leite de coco na medida certa, um clássico.
A novidade do camarão na fava com leite de coco também agradou ao paladar, e por falar do nosso rei dos mares, no Anamá tem nas versões de salada com mexilhão e lula. Bem como a salada de camarão com o molho de mostarda e iogurte, que ficou refrescante. E abacaxi e nozes trouxeram o agridoce ao paladar.
Mimo – Anamá vai repetir o sucesso de 2015. Quem almoçar na sexta-feira santa, recebe de cortesia uma cenourinha de chocolate branco, por sinal, gostei (não sou do cacau branco). O mimo é para a criançada, mas os adultos também serão agraciados para uma semana santa doce.
Rota Anamá
Preço por quilo: R$ 64,90/ R$67,90 (feriados e finais de semana)
Av. Silvio Carlos Viana, 2501 – Ponta Verde – Telefones: (82) 3305-4405
Visits: 47
Comentários desse post