O filhós é um doce singelo de origem portuguesa. A receita leva farinha de trigo, água, manteiga, ovos e muitas doses da história do carnaval alagoano. Lembro que minha mãe, dona Nia, dizia: “Filhós só na festa de Momo”.
A tradição da sobremesa não mudou, mas, para a nossa sorte, não é preciso esperar até o carnaval. todo domingo, essa memória afetiva carnavalesca reacende no restaurante Sueca Comedoria.
Nesse dia, o filhós é sagrado, assim como a calda de açúcar que vem ao seu lado cheia de afeto. Quem detém o saber e o fazer o doce é dona Aleir Vergetti, a matriarca do restaurante Sueca Comedoria.
Dona Aleir está presente todo dia no Sueca e faz questão de ir para cozinha para fazer os pasteis, embora seus quatros filhos sonhem que um dia ela trabalhe menos, porém ela ama cozinhar.
Contudo, o amor de mãe é a essência da Sueca Comedoria.
Tudo na Sueca é saboroso, cozinha de mãe é a melhor coisa do mundo. E dona Aleir não é apenas mãe de Luzirene, Jaqueline, Vega e Geraldo é também nossa mãe de coração.
Rota Sueca Comedoria
Avenida Dr. Antônio Gouveia, 1103 – Pajuçara- Telefone: 3327.0359 – Aceita cartões
Visits: 1
1 comentário
Vanessa Goncalves
8 anos Atrás
Agora a saudade bateu forte, além de muito querida dona Aleir faz parte da minha vida já que a amizade dela e Dr. Geraldo Vergeti com meus pais remota mais de 50 anos.
Dona Aleir, Luzirene,Jaqueline e Vega são abençoadas pelo dom de transformar o ato de comer em amor.
Um beijo e toda a minha admiração por toda a família.