Patacho, São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel… São nomes alagoanos que remete às belas praias dos litorais sul e norte do nosso estado. Lugares de boas lembranças, de brisa do mar, de coqueiros, de barquinhos. Mas para o paulista Marcelo Trematerra, a denominação dos municípios e de bairros das cidades de Alagoas tem sabores, cores e paixão, e dá como exemplo Maceió, que tão bem acolheu a sua família.
A paixão de morar em Maceió fez Marcelo deixar a vida de corretor de imóveis, para ser dono do seu próprio negócio, a pizzaria Fornaria, no começo com cinco mesas e, com passar do tempo, exatamente há 10 anos, são hoje mais de 40 mesas e uma filial em Barra de São Miguel. O que não muda é o sabor e a qualidade das pizzas, e todas as massas são batizadas com nomes dos bairros e cidades alagoanas.
Minha paixão é a pizza Jatiúca, por sinal, a praia da minha infância, nela tem o sabor da tradição calabresa, mussarela, catupiry e rodelas de tomates. O bom é que nos 10 anos de Fornaria, o padrão pizza é a mesmo, nem fina e nem muito grossa, na medida certa. Tem uma borda que não é recheada, apenas dá o arremate final à massa.
Nestes 10 anos, todo mundo tem a sua pizza predileta, mas siga meu roteiro:
Grata surpresa
A gente sempre pensa que adicionar alface em tiras na pizza não vai combinar, e até ela chegar à mesa continuei com meu preconceito de que aquilo “não daria certo”. Pura crendice minha, porque ao provar a novidade, mudei de opinião. Batizada de Patacho (praia da cidade de Porto Pedras), é uma belezura. Além da alface, as berinjelas são recheadas com queijo cream cheese, mussarela, alho frito e o molho de mostarda, que por sinal surpreendeu ao paladar.
Milagres
O sabor de São Miguel dos Milagres, um dos lugares do litoral norte mais badalado em Alagoas, é muito charmoso e saboroso. Tomate cereja, bolas de búfala, manjericão, mussarela e a pimenta calabresa levemente picante no céu da boca.
Litoral sul
Na cidade de Barra de São Miguel tem uma unidade da Fornaria, que segue o mesmo padrão, e também é nome de pizza. A massa redonda recebe mussarela, tomate seco, champignon, brócolis e palmito.
Bruschettas
Na casa de pizza também tem espaço para bruschettas, adoro a de pão de calabresa (produção da casa), que vem coberta por uma camada de queijo parmesão. Ótima invenção do Marcelo Terratrema, que traz na bagagem a história da pizzaria do pai, Paulo, no bairro tradicional dos imigrantes italianos em São Paulo.
História
A família do Marcelo, nos anos 60, tinha a pizzaria Comilão, no bairro do Bexiga, lugar tradicional em São Paulo repleto de cantinas italianas, e este laço com a Itália inspirou Marcelo em 2006, a abrir sua pizzaria em Maceió. Na época, o seu pai enviou o pizzaiolo da grande metrópole para Maceió. E deu certo, tanto que Marcelo trouxe sua família para viver e empreender nas praias alagoanas.
O nome
O bisavô de Marcelo, ainda bebê, vítima de um terremoto na Italia, foi encontrado nos destroços da tragédia, e a família que o adotou não tinha sobrenome, assim nasceu os Trematerra. Detalhe, só homens podem ser batizados com sobrenome e as mulheres não. De família de imigrantes italianos, a pizzaria Fornaria não é apenas um lugar de boas pizzas, mas de histórias empreendedoras com muito sabor.
Rota Fornaria
Para comemorar os 10 anos da pizzaria, até o dia 12 de junho tem promoção: na compra de uma pizza pequena, ganha uma porção de pizza branca de queijo parmesão e meia garrafa de vinho no valor de R$ 70,00 para o casal. Ou escolhe uma pizza grande de qualquer sabor e ganha uma pizza branca.
Preços a partir de 30,00 (pequena)/ R$ 40,00 (grande) – Aceita cartão
Funciona todos os dias das 18 até 0h30
Rua Lessa de Azevedo, 48 – Telefone: 3327.8844
Visits: 6
Comentários desse post