
Do camarão a galinha de mulher parida, tudo é bom na cozinha da Marinalva
Conheci Marinalva em outubro de 2014, quando fiz a postagem sobre “Galinha de Mulher Parida”. Em 2015 sua história entrou no meu segundo Guia da Gastronomia Popular Alagoana e, desde então, novos fregueses começaram a frequentar o modesto Bar do Doge – nome de seu esposo Josevaldo dos Santos, exímio falante -, no povoado da Malhada em Marechal Deodoro. Este ano bateu saudade, e assim parti para as sombras das árvores do sítio da família da Marinalva, onde saboreei pato guisado, sarapatel e o camarão acebolado na manteiga e alho.

Pato guisado com pirão, tradição do Bar do Doge
O pato guisada, super macio, com aquele tempero de mãe, com caldinho, e para escoltar pirão e dos bons. Nas panelas de Marinalva coloca-se cominho com pimenta do reino (sem exageros), alho, vinagre e sal. Incrível, ela não usa tomate, pimentão e nem cebola, e fica danado de bom. Detalhe: galinhas, patos e perus são de capoeira, criados. Portanto, a carne tem sabor, diferente das aves de granja.
O sarapatel é bem miudinho, com minis pedaços de batatas e, claro, para acompanhar farinha e a pimenta batizada de atrevida (ótima). Para combinar, cerveja bem gelada.

Saparatel, vinagrete e farinha, muito bom
Nessa minha visita este ano, levei de presente o Guia da Gastronomia Popular Alagoana e ganhei vários cachos de pitomba e uma jaca. O casal, antes de ter o bar, trabalhava como cortadores de cana. Hoje são empreendedores, venceram. Eles vivem em paz no sitio, e com ajuda do fogão de barro iniciam o preparo da tradicional da galinha de mulher parida – Ave velha servida com pirão, receita usada antigamente na dieta nas mulheres após o parto – Sobre está iguaria, veja na postagem: http://blog.tnh1.com.br/nidelins/2014/10/30/galinha-de-mulher-parida-mas-so-com-reserva/
Marinalva e Doge exaltam a natureza, a felicidade do casal é contagiante.
Rota Bar Doge
Povoado da Malhada, Marechal Deodoro. Telefone (Marinalva): 99173-6630
Funciona nos dias de sábados e domingos, das 11 até as 16 horas
Não aceita cartões
Como chegar: No trevo da praia do Francês, dobrar à direita, no sentido da cidade de Marechal Deodoro. Depois do segundo quebra-mola entrar à esquerda (Barbearia e do deposito comercial do Ruan), e seguir pela estrada de barro em direção à colina, até próximo a igreja de São Pedro.
Visits: 8
3 comentários
MARCOS VINICIUS
9 anos Atrás
JÁ FUI LÁ É EXCELENTE.
MARCOS VINICIUS
9 anos Atrás
JÁ FUI LÁ É EXCELENTE!
Maria
9 anos Atrás
Maravilhoso !