Da minha infância e até depois nascimento do meu sobrinho Bruno Normande, em 1987, o grito do vendedor de quebra-queixo anunciando o doce de coco, a sobremesa nordestina, era momento de alegria. Atualmente essa é uma regalia cada vez mais rara. Com pouquíssimas exceções nas regiões de praias e lagoas, onde a tradição ainda se mantém, vemos sempre senhoras e senhores com tabuleiros de aço equilibrados na cabeça, tripé no braço, uma espécie de escritório ambulante, a perambularem sem os estimuladores brados dos vendedores de antigamente.
Mas quem anda por Jaraguá, na Rua Sá e Albuquerque, pode ver um senhor e o seu tabuleiro de quebra-queixo, na sombra do imponente prédio da Associação Comercial de Alagoas, sozinho, quieto, com uma cadeira para os fregueses. É José Açucena da Silva, aposentado, que há 20 anos é doceiro e faz a guloseima com pedaços de amendoim e de coco. “Aprendi sozinho, ninguém ensinou”, conta ele. O segredo é acertar o ponto doce para não ficar mole e não açucarar. “Quando começa a cheirar tá bom. Até acertar o ponto, já queimei muito doce”, recorda o alagoano de Murici.
O preço do quebra-queixo ainda é coisa do passado, a partir de R$ 2,00 nos apetecemos da doce lembrança da infância. Segundo seu José, para cada dois cocos é preciso um quilo de açúcar. Com 72 anos, ele vem a pé do Jacintinho (onde reside) até Jaraguá, de segunda a sexta-feira, das 10 horas até esvaziar o tabuleiro. “Na minha idade não pago ônibus, mas prefiro caminhar”, revela.
Rota quebra-queixo
De segunda à sexta-feira, a partir das 10 horas, entre o Banco do Brasil e a Associação Comercial. Telefone: 98802 6953
Visits: 15
15 comentários
Vanessa Gonçalves
8 anos Atrás
Já comi esse quebra queixo e realmente é muito bom!
Na praça da catedral, na esquina do ministério da fazenda também tem um muito bom.
Belo trabalho o seu Nide!
Raquel Costa
8 anos Atrás
Concordo também com Vanessa Gonçalves, adolescente ele passava no bairro do PRADO, próximo à Praça da Faculdade e gritava “OOOlha o queeeebra queixo”!!! Uma delícia o quebra-quebra.
Alexandre
8 anos Atrás
Quanto orgulho do meu pai, agradeço a Deus todos os dias pela existência desse homem digno e honroso na minha vida. Glória a Deus!!
Sonia Calazans
8 anos Atrás
Nide,adoro suas matérias e lá vai sugestão: pesquisa sobre o Quebra queixo americano, aquele que tinha 2 ou 3 cores, parecia um puxa-puxa. Ouvi dizer que só uma pessoa ainda faz e é no Vergel. Parabéns!!!Sucesso sempre!!!
Raquel Costa
8 anos Atrás
Concordo também com Vanessa Gonçalves, eu adolescente ele passava no bairro do PRADO, próximo à Praça da Faculdade e gritava “OOOlha o queeeebra queixo”!!! Uma delícia o quebra-quebra.
Mayra
8 anos Atrás
O quebra-queixo do Seu José é um dos melhores que já comi… Muito bom..
FRANCIELE SILVA
8 anos Atrás
Muito bom!!!! Sempre como esse doce maravilhoso so senhor José.
Livia Lemos
8 anos Atrás
Dias desses estava a comentar a saudade do sabor desse quebra-queixo, quando era criança muitas vezes comia até com papel, bom saber os pontos de venda. Parabéns Nide por fazer o marketing desse “doceiro popular”
Neusa Gomes de Melo
8 anos Atrás
Doces lembranças….. Parabéns Nide! Curto muito seu blog!
Cadu Primola
8 anos Atrás
Lembrei de alguns anos atrás! Uns 20 para ser mais exato…
Descobri um muito bom na feirinha de Delmiro Gouveia!
Nos interiores não é difícil encontrar um bom quebra-queixo.
Vou passar lá pelo Jaraguá para relembrar a minha infância.
Valeu a dica, Nide! Parabéns pelo belo trabalho por aqui.
Diogo
8 anos Atrás
Esse é meu vozão, meu paizão, parabéns meu velho. Que Deus te dê muita saúde pra fazer esse delicioso quebra o melhor do mundo!!!
Gilson
8 anos Atrás
O melhor quebra-queixo que já comí, sem hipocrisia,trabalho com o filho dele e ele trouxe pro trabalho, foi um sucesso!!
Alexandre Ferreira da Silva
8 anos Atrás
Quanto orgulho do meu pai. Agradeço a Deus todos os dias pela existência desse homem honroso e digno na minha vida. Que Deus continue te iluminando e dando forças pai para que o senhor siga com essa disposição que só nos faz sentirmos o prazer de ter como pai. Te amo e dou glória a Deus por sua saúde.
MARIA DO SOCORRO NUNES
8 anos Atrás
Adoro quebra-queixo, atualmente tenho procurado no Centro e não encontro, inclusive no prédio do Ministério da Fazenda, a semana passada passei lá de novo e nada, não encontrei, se alguém souber onde no centro, posta aqui.
Grata,
Socorro Nunes
Nide Lins
8 anos Atrás
AUTORmaria, no post tem o telefone de seu açucena, 98802.6953