“Tapioca molhada, manjar dos Índios”. Este foi o título da minha postagem de setembro de 2013. Para minha grata surpresa, em 2016 a matéria sobre a doce tradição do Livro “Delicias da Cozinha Alagoana”, das Irmãs Rocha, sempre recebe curtidas, no mês de julho foram 498. Como a procura pela receita é grande, a iguaria está no pódio, vamos curtir!
A tapioca molhada é doce e azedinha, delicada, simplesmente divina e apenas pede um cafezinho forte e quentinho. Cecília Nogueira é especialista na iguaria, porque a mestra era Mema, a tia mais querida das filhas das irmãs, pois além de fazer deliciosas comidas, como a cocada que tem seu nome, tinha a missão de levar as meninas aos bailes.
Mas como é tapioca molhada? É simples, porém exige talento em fazer os beijus (mesma massa da tapioca sem recheio) finérrimos. A Cecília faz numa precisão uma por uma, e neste caso é essencial uma frigideira antiaderente. Cada beiju pronto é colocado sobre o outro e regado com leite de coco (natural) com um pouco de sal e açúcar.
Veja a receita e boa sorte
Receita da Tapioca Molhada
Ingredientes
½ kg de goma de tapioca fresca
Leite de dois cocos grandes
2 xícaras de água fervente (para tirar o leite de coco)
8 colheres (sopa) de açúcar (Cecília usou a marca estrela, granulado)
1 colher de chá de sal
Canela a gosto
2 cerejas e folhas de pitanga ou hortelã
Modo de fazer
Leite de coco – Bata no liquidificador o coco ralado com a água e peneire
Tempere a goma com sal e passe na peneira fina.
Beiju – Aqueça uma frigideira pequena e vá peneirando uma camada bem fina de goma. Faça o beiju um de cada vez. Cuide para que solte fácil da frigideira e fique branquinha, não pode corar. Coloque a massa e vá regando com leite de coco. No final polvilhe canela, decore com cereja e folhas de hortelã
Visits: 24
Comentários desse post