Cheguei a Gramado (Rio Grande do Sul) num friozinho danado de bom, mas no sábado (5), o sol deu o ar da graça e eu diria que foi uma conspiração do tempo para podermos bebericar cervejas especiais da Serra Gaúcha. A região é conhecida pela produção de vinhos de pequenos vinhedos até grandes empresas, como a Miolo, que proporcionam belos roteiros pelos campos verdes das plantações de uvas.
Para minha grata surpresa, desde 2011 existe a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha, criada pelo guia de turismo e apreciador das brejas, Fabricio Ecker. A rota engloba as cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado.

Bar da cervejaria Gram Bier em Gramado
Não fiz a rota completa, mas conheci as cervejarias artesanais de Gramado com suas fábricas, bares e lojinhas e confesso que foi o suficiente para amar o roteiro, com direito a degustar cervejas saborosas da Rasen Bier (em alemão significa cerveja de Gramado) e Gram Bier.

Rasen Bier – Menu degustação das cervejas com um exemplar de chocolate
Rasen Bier – O bar é uma graça e os tipos das cervejas da casa são servidos no menu degustação (pequenos copos), com um exemplar de chocolate para acompanhar a Dunkel, a mais amarga das brejas. Desde 2008, a Rasen Bier traz para a Serra Gaúcha a cultura e o sabor da mais pura cerveja artesanal. Sua composição é inspirada na Lei da Pureza Alemã, contendo quatro ingredientes: água pura, malte, lúpulo e levedura. Tipos de cervejas produzidas pela Rasen Bier: Pilsen, Ambar, Weisen e Dunkel.

Gram Bier: Empresa faz releitura dos estilos da cerveja do Velho e do Novo Mundo
Gram Bier
Cervejaria Gram Bier: desde 2014, a empresa oferece produtos que fazem uma releitura dos estilos da cerveja do Velho e do Novo Mundo, como a Weizenbock com teor alcoólico de 8,2%, a frutada Belgian Blond Ale, a Porter com notas de café e chocolate, e a cerveja de origem alemã Snow, de aroma frutado. Das que provei, gostei da Valsa do Imperador. O bar da cervejaria é charmoso.

Cervejas Imaculadas e Cachorro Oveleiro, não faz parte do roteiro, mas são ótimas
Quem aprecia cervejas artesanais devem embarcar nesta rota, afinal, o translado pega na porta do hotel e devolve no mesmo lugar, claro, com a pessoa bem mais feliz. E em vez de vinho, eu trouxe alguns exemplares das brejas das Serras Gaúcha, como a Imaculada (Caxias do Sul) e Cachorro Oveleiro ( Bento Gonçalves), que não estão na Rota, mas são ótimas e comprei no Toro, uma casa de hambúrguer com ótimas cervejas artesanais.

Toro:Hambúrguer artesanal com chip de polenta e cervejas Imaculada Gramado
Fora da rota – Toro é o melhor lugar para desfrutar hambúrguer artesanal e cervejas especiais. O chef Vinicius Zorzanello é jornalista e agente de viagem, mas se encantou pela cozinha e adora dedicar-se ao oficio. O hambúrguer é suculento e harmonioso na mistura das carnes e gorduras. Provei o burguer de carne no pão com amêndoas, queijo cheddar com rúcula e cebola caramelizada (R$34,80) e, para acompanhar, uma IPA da marca gaúcha Imaculada Destaque do chips de polenta. Toro não integra a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha, mas é ótimo lugar para provar cervejas especiais. Av. das Hortênsias, 804 – Planalto, Gramado – RS.Telefone: (54) 9910-4845

Cervejaria Gram Bier
Rota Cervejeira, aprovadíssima, fica a ideia para Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva-AL) criar nossa rota alagoana com Cevada Pura, Das Lagoas e Hop Bros, porque com o nosso sol de Maceió será um sucesso.
Conheci a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha a convite da Masterop Operadora (Alagoas) em parceria com a VentoSul (/www.ventosulturismo.eco.br)

Arvore natalina da cervejaria Rasen Bier
Rota Cervejeira da Serra Gaúcha
Mais informações: www.masterop.com.br 3216201/ www.facebook.com/serrabier/
Visits: 8
acervaCervejas artesanaisRota Cervejeira da Serra GaúchaSerra Bier
Comentários desse post