Já reparou que a lagosta dos mares alagoanos lembra uma sereia? Pois bem, a belezura da foto (acima) é do restaurante Maria Antonieta e foi um dos manjares no jantar oferecido aos chefs da Federação Italiana de chefs (FIC). Eles aportaram em Maceió para prestigiar os sabores do restaurante comandado pelo chef alagoano, Breno Gama.
Seguindo umas das regras para ser aceito pela FIC, em que o cardápio deve estar no idioma italiano, a lagosta foi batizada de “Aragosta com Erbi Pasta Nera”. Mas, na nossa língua ela é uma deliciosa cauda da lagosta grelhada na manteiga de ervas (ingredientes que combinam perfeitamente com o crustáceo), escoltado pela massa negra e legumes cortados como talharim. Simples assim e divino ao paladar.
A cozinha italiana do chef Breno tem um forte apelo alagoano, além da deliciosa lagosta, outras receitas de sua autoria também merece atenção: o carpaccio de polvo (lâminas finas) e o singelo nhoque (em italiano “gnocchi”) de fruta-pão na manteiga e sálvia. Sou fã deste último. Ambos também deram boas vindas aos chefs europeus.
Rota Maria Antonieta
Preço (média para casal) R$ 180, sem bebida/ Aceita cartão
Saiba mais
Chef Breno Gama é o novo vice presidente Norte e Nordeste da Federação Italiana dos Chefs. Já faz cinco anos que o restaurante Maria Antonieta é associado da entidade que preza pelas tradições e qualidade da culinária italiana.
As boas vindas aos chefs italianos aconteceu no espaço batizado (por mim) de Jardim da Antonieta. Fica entre o Armazém Guimarães e o Maria Antonieta. A decoração da mesa teve a assinatura de Aline Rijo, que apostou na identidade alagoana e usou as cabeças de dona Irinéia (Muquém), flores tropicais, cocos, bananas e outros adereços.
Visits: 4
Comentários desse post