Cachaça branca, mel e limão não é novidade, mas a batizada de Escorrega é muito diferente das que eu conheci pelas minhas andanças por ai a fora. Para saborear a bebida produzida pela Cachaçaria alagoana Caraçuipe, é preciso que ela esteja geladíssima, depois a coloque numa taça pequena e pode brindar, pois ela é suave, docinha, lembra “licor”, mas não é. Também, segundo os especialistas, não é cachaça, porque o teor alcoólico é baixo, apenas 19%, mas lembre-se de não exagerar. No seu rótulo ela é classificada como bebida mista.
Escorrega limão e mel, no meu paladar, recebeu nota de um licor. A bebida mista é afetuosa. O veredito final é que o Engenho Caraçuípe, mais uma vez, apresenta ao mercado um bom produto e, mesmo sem oficialmente ainda ser um roteiro turístico, a cachaçaria é um bom motivo para visitar a cidade de Campo Alegre e fazer um tour pela sede do Engenho para vivenciar, desde o inicio do processo de fabricação, até a degustação da Caraçuípe Ouro, Prata, e agora a Escorrega limão e mel.
O mel que adoça a bebida da cana de açúcar é da empresa alagoana O Cortiço.
Para recordar – A cachaça alagoana é um projeto da família Renato Coutinho, que mergulhou no sonho de seu avô Antônio e de seu tio Benedito, desde quando, em 1933, adquiriram o Engenho Caraçuípe, ainda em Pernambuco. A história do engenho prosseguiu na cidade de Campo Alegre, Alagoas, onde o verde da cana de açúcar predomina. Da fabricação, 75% (coração da cachaça) são transformados em aguardente, os 25% restantes (10%, cabeça e 15% , calda) viram álcool. Aliás, no processo de feitura da cachaça tudo é aproveitado: o bagaço vai para a caldeira e o vinhedo para fertilização. À frente do empreendimento, o casal Renato Coutinho e Cristiane Dantas.
O Engenho não usa aditivos químicos e nem corante na fabricação de seu produto. E a Caraçuipe tem prêmios nacionais e internacionais, como a Medalha de Prata no “Concurso Mundial de Bruxelas, Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados.
Rota Engenho Caraçuípe
Sitio Escorrega – Rodovia BR 101, km 159 – Luziápolis- Campo Alegre – Telefone: 82 – 3275.9120
Viajei para o Engenho Caraçuípe a convite da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, que tem como proposta transformar o local oficialmente em roteiro turístico.
Visits: 169
alagoasAlagoas te faz felizcachaçaEngenho Caraçuipe. Campo Alegreturismo de sabores
2 comentários
BicoDoce
8 anos Atrás
A Caraçuipe ouro é nota 10 !
Apreciador
8 anos Atrás
Adoro a cachaça caracuipe quando tô com vontade de tomar uma vou ao Mandacaru na Jatiúca apraciar à caracuipe otimo lugar tem a cara dela obg