Com 4.599 acessos, a receita Tapioca Molhada, das Irmãs Rocha (livro Delícias da Cozinha Alagoana), conquistou o segundo lugar dos mais acessados do meu blog em 2016. Mas como é essa tapioca molhada? É simples, porém exige talento ao se fazer os beijus (mesma massa da tapioca sem recheio) finérrimos. Neste caso, é essencial uma frigideira antiaderente. Cada beiju pronto é colocado um sobre o outro e regados ao leite de coco (natural) com um pouco de sal e açúcar.
Quem executa bem a receita é a herdeira das Irmãs Rocha, Cecília Nogueira (filha de Bartyra, já falecida). A primeira postagem, “Tapioca molhada, manjar dos Índios”, foi em setembro de 2013. Para minha grata surpresa, três anos depois a matéria ainda recebia curtidas e, assim, refiz o texto e publiquei em 2016 , com o título “Manjar dos índios“.
História – A tapioca molhada é doce e azedinha, delicada, simplesmente divina, e apenas pede um cafezinho forte e quentinho para acompanhar. Cecília Nogueira é especialista na iguaria porque a mestra da receita, Mema, era a tia mais querida das filhas das irmãs. Além de fazer deliciosas comidas, como a cocada que tem seu nome, Mesma tinha a missão de levar as meninas aos bailes.
Quem não acertar a receita, a filha de Cecília, que tem o nome da mãe, faz por encomenda: tapioca molhada, com zero de lactose e glúten, há mais de 100 anos encantando paladares.
Receita da Tapioca Molhada:
Rota Boutique Gourmet – by Cecilia Nogueira.
Para encomendar tapioca molhada e outras receitas das Irmãs Rocha: Telefone – 99925.2474
Receita Tapioca Molhada
½ kg de goma de tapioca fresca
Leite de dois cocos grandes
2 xícaras de água fervente (para tirar o leite de coco)
8 colheres (sopa) de açúcar (Cecília usa a marca estrela, granulado)
1 colher de chá de sal
Canela a gosto
2 cerejas e folhas de pitanga ou hortelã
Modo de fazer
Leite de coco – Bata no liquidificador o coco ralado com a água e peneire.
Tempere a goma com sal e passe na peneira fina.
Beiju – Aqueça uma frigideira pequena e vá peneirando uma camada bem fina de goma. Faça o beiju um de cada vez. Cuide para que solte fácil da frigideira e fique branquinha, não pode corar. Coloque a massa e vá regando com leite de coco. No final polvilhe canela, decore com cerejas e folhas de hortelã.
Visits: 45
alagoascomida nordestina. tradições alagoanasmaceiosem glútensem lactosetradições nordestinasturismo de sabores
Comentários desse post