Quando a Associação Brasileira dos Restaurantes e Bares (Abrasel) Alagoas anuncia festival, é tempo de comilança, bons preços e novidades. E, mais uma vez, o Festival de Bar em Bar está entre os 10 mais acessados do ano de 2016 com 3.328 visualizações, ficando em 5º lugar. O Pastel do Chico, que abriu uma unidade no Mercado da Produção, ficou em 6º com 3. 286. Em sétimo, a postagem “Tem Camelo no Jatiúca”. Nela, falei sobre a cerveja especial Cevada Pura que ganhou um lugar só para degustar chopes alagoanos com boas comidinhas e recebeu 2.949 cliques.
Abrasel – A entidade dos restaurantes e bares de alagoanos tem para este ano um calendário extenso de eventos e não apenas para comer, mas para saborear e compartilhar experiências como a Semana de Conhecimento da Abrasel, que acontece de 27 a 30 de março em parceria com a Uninassau.Já estão escalados os chefs Vitor Generoso (recém-formado na França) e o mais novo chef da família Divina Gula, e a dupla de veteranos Serginho Jucá e Felipe Lacet, talentos que vão adicionar mais sabor e criatividade à gastronomia alagoana.
Para este ano também vai ter comilança com os festivais Brasil Sabor, de 18 de maio a 4 de junho; da Gastronomia Alagoana, em setembro; de Bar em Bar, 9 a 26 de novembro; e o de Comida Quilombolas. Para saber mais, fique ligado no meu blog e nos perfis do Instagram @nidelins e @abraselalagoas.
Chico – Nas minhas andanças pelo Mercado da Produção, quando estava na barraca de seu Deda comprando manteiga do Sertão, olho para o lado direito e avisto o box com o letreiro: “Pastel do Chico”, filial. Fiquei feliz com a novidade, porque é um dos meus prediletos desde a época em que eu trabalhava em redação de jornal. Ora, se tinha pauta próxima da Rua Cabo Reis, tudo terminava em pastel e suco. A história do Pastel do Chico começou como lanchonete, há 24 anos, na Rua Cabo Reis, 610, e até hoje a iguaria mantém a mesma qualidade e os sabores de carne, queijo, misto e mistão. Agora as compras no mercado tem mais sabor com pastel do Chico.
Rota do Pastel do Chico: De terça a domingo, das 6 às 13h./ Mercado da Produção (filial), próximo ao laticínio Iara Mercado das Carnes – Telefone: 98816.8774
Cevada Pura: Os cervejeiros de todo o mundo, em especial no território alagoano, festejaram a chegada da alagoana Cevada Pura perto do mar, na antiga Amélia Rosa, com uma loja conceito de beber, comer e viver. E olhe que as comidinhas (não têm fritura) eram para ser coadjuvantes, mas caíram no gosto dos brejeiros, a exemplo dos chips redondos de provolone idealizados pela chef Mariana Bernardes (atual coordenadora do curso de gastronomia da Uninassau)que assina o cardápio da casa.
Os chips de provolone finíssimos, derretem no céu da boca e o sabor aguçado harmoniza com a Cevada Pura de trigo. A casa da cerveja alagoana, um projeto da Cevada Pura, sob a batuta de Celso e de suas filha Lara e Vanessa Nonô, continua em alta com bons chopes e cervejas artesanais, além da boa comida, como o sanduíche de carpaccio, que não é servido em pratos. As finas camadas de carne viraram recheio do pão ciabatta com parmesão, molho pesto e alcaparras. Outra criação da chef Mariana.
Cevada Pura: The Square Office Park – Loja 8 / Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, 625 – Jatiúca. Funciona de terça à quinta, das 14h às 23h; sexta e sábado das 14h às 24h; cozinha com cardápio a partir das 17h.
Visits: 0
acerva alagoasalagoasbeba localCervejas artesanaiscomida nordestina. tradições alagoanasgastronomia alagaonamaceioMais lidos do blog nide lins
Comentários desse post