Conheci a chef alagoana, Letícia Melro Bentes, em 2015, no seu restaurante Toscana, uma casa charmosa que une loja de importados e restaurante de cozinha contemporânea.
O lugar é indicado para os apaixonados, mas a proza de hoje é a receita de camarões que venceu o Festival Brasil Sabor 2016 na categoria restaurante e foi tema de aula da Semana de Conhecimento da Abrasel.
Camarões crocantes sobre cama de raízes e molho de vinho (para 4 pessoas):
24 unidades de camarão (grandes, de preferência)
600g de macaxeira
1 batata doce
100g de queijo gouda
200ml de leite
100g de creme de leite
40 g de manteiga
2 ovos
100g de farinha de trigo
100g de farinha panko (farinha de pão japonês. Tem em supermercado)
100ml de caldo de carne concentrado (prepare com osso ou carne mais em conta, acrescente água, cenoura, salsão e cebola)
100ml de vinho tinto
100g de açúcar
Salsa
Óleo para fritar
Sal e pimenta do reino
Modo de preparo
Leve o caldo de carne, o vinho e o açúcar para reduzir em fogo baixo até formar uma calda em ponto de mel. Você pode fazer de véspera.
Cozinhe a macaxeira na água e sal. Depois bata a raiz ainda quente em um processador com a manteiga, o leite e o creme de leite. Tempere e reserve.
Fatie a batata doce em sentido do comprimento, em uma mandolina (maquina de fatiar legumes). Frite em óleo quente até ficar dourada. Reserve.
Tempere os camarões com sal e pimenta, passe na farinha de trigo, depois no ovo ligeiramente batido e finalize na farinha panko. Frite-os até dourar.
Volte o purê de macaxeira para o fogo e acrescente o queijo gouda batendo de forma vigorosa. Essa junção se chama Aligot.
Sirva uma cama do purê, em cima coloque os camarões intercalando com a batata doce e umas folhinhas de salsa. O molho deve ser servido à parte.
Quem é: Leticia formou-se em Gastronomia na Mauricio Nassau, em Recife, mas não se encantou pelo ramo e até fez outro curso, o de Publicidade. Para nossa sorte, a melhor publicidade da chef Letícia são as panelas com ingredientes da culinária italiana, mas temperada com inovações. Resumindo, uma cozinha primorosa, colorida, divertida ao paladar.
Recentemente Letícia foi selecionada, entre mais de mil candidatos, para o programa The Taste Brasil, do canal GNT. A alagoana fez bonito com a receita de pato com purê de inhame, maçã verde caramelada e pimenta de dedo moça.
Toscana, Vinho, Café: Rua Djalma Mendonça, 300 B – Gruta de Lourdes – Telefone: (82) 3436-9002
Visits: 1
comida nordestina. tradições alagoanasmaceioturismo de saboresvinho
1 comentário
Nina
8 anos Atrás
Maravilha, bela culinária, chega a saltar os olhos. Coisa linda!