Agora é aguardar mais chuvas. Nada contra o nosso sol amado, mas com águas dos céus, as tanujaras aparecem para alegria gastronômica de muita gente. A história da formiguinha com asas, no Bar do Frazo, em Porto Calvo, despertou a fome e a curiosidade de 2.138 seguidores do meu blog, conquistando o primeiro lugar de acesso do mês de abril. O segundo lugar, com 1.773, foi para a Galega do Mungunzá e da Sopa, na rodovia AL-101/Norte. Já o siri na manteiga, do Cadoz, obteve 1.731 acessos.
Reviva as três histórias vencedoras de abril:
Tanajura do Frazo
Tanajura com farinha, isso é bom…E pede uma cerveja gelada, porque as famosas formigas tanajuras, fritas na manteiga ou na margarina, com farinha, é uma tradição do Bar do Frazo, em Porto Calvo, Alagoas. Bom, se perguntarem se eu tive coragem? Tive sim. E o sabor? Esta foi a parte mais difícil, o paladar assemelha-se à carne suína, afinal, a chamada “bunda” da tanajura é gordura pura. Já outras pessoas dizem que o gosto lembra paçoquinha, amendoim… Talvez pela fritura.
Mas, atenção: tanajura só sai do formigueiro em época de chuva forte, trovoada, e quando São Pedro manda bem, e aí as crianças vão à luta, afinal, elas são os fieis fornecedores do Bar do Frazo. Bem, quem não encara a formiguinha, o bar é especializado em galinha, carneiro e carne guisada, tudo preparado divinamente pela esposa do proprietário, dona Amara Brito. Lá, só vende petisco; almoço, é preciso ligar antes.
Bar do Frazo: Rua Henrique Dias, S/N, centro (próximo a Ceal)/ Telefone: 82 99185-5458/ Funciona todos os dias
Galega do Mungunzá e da Sopa
Na AL 101 Norte, na cidade de Paripueira, fique atento à placa da Padaria Big Pão. Pare, e logo a Galega vai perguntar: “Vamos descer minha amiga? Comer mungunzá quentinho?!” Olhe, a partir daí a viagem fica mais bacana. A iguaria doce vale um café da manhã reforçado com o seu milho no coco bem encorpado e canela polvilhada por cima.
São dois caldeirões de mungunzá e um de sopa, e não sobra nadinha. Afinal, é comida boa, da estrada e com muito sabor. Aproveita que está na padaria porque a sopa fica perfeita com o pão francês da padaria Big Pão, parceira da Galega.
Galega do Mungunzá: Na AL 101 Norte, na cidade de Paripueira, na porta da Padaria Big Pão/ De sexta a domingo e feriados, a partir das 6h
Bar do Cadoz
O Bar Cadoz começou numa casa de taipa e palha de coqueiro, vendendo bebidas, onde o primeiro tira-gosto foi siri na manteiga de garrafa, que o próprio Renaldo inventou depois que comeu peixe com os mesmos ingredientes. Ele pediu a sua esposa, Maria de Lourdes, para fazer idêntico com o siri, deu certo e o prato virou a celebridade no Cadoz.
O estabelecimento cresceu numa varanda recebendo o vento, claro, vindo da bucólica lagoa do povoado do Cadoz. No Bar o siri é temperado com coentro, tomate, cebola, e finalizado na manteiga de garrafa, esse toque do Sertão que, nas comidas de Alagoas, dá a essência do sabor na receita. E a carne do crustáceo fica crocante, comi sem moderação, aliás, todo mundo que aparece por lá faz a mesma coisa que eu fiz.
Bar do Cadoz: Funciona de sexta-feira a domingo e feriados, das 11h até as 16h/ Povoado Cadoz: Coqueiro Seco, Alagoas, litoral Sul/ Telefone: 82 98133-8766
Visits: 15
alagoasbom custo beneficiobotecocomida nordestina. tradições alagoanasgastronomia alagaonaNordeste
2 comentários
Pedro Ivens
7 anos Atrás
Nide, só hoje vi sua postagem sobre Tanajuras! Não só li, como também liguei e encomendei um pouquinho pra mim!!!! Peguei e comi Tanajuras na minha infância no Vergel do Lago. Vou relembrar o gosto da minha infância novamente. Parabéns pela matéria! Abraço.
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORGrata