Sempre gostei de saborear um bom bife à parmegiana. A receita é tão clássica: bife à milanesa com queijo, presunto e molho de tomate. Mas foi no curso de Cozinha Básica do Senac que tive oportunidade de aprender algumas dicas de como fazer o prato. Aliás, neste curso, a maioria dos participantes eram estreantes com as panelas. Eles estavam ali para aprender a cozinhar para os amigos, família e até mesmo para sair da rotina dos alimentos industrializados.
O professor de Cozinha Básica foi o professor Cícero Harri que, logo no primeiro momento, mostrou a importante da disciplina na cozinha. Ao término da aula, tudo ficou limpo e arrumado. Coisa simples, mas necessária, de como fazer o “mise en place”, ou, traduzindo do francês, deixar todos ingredientes e elementos da receita prontinhos já no jeito para que você execute corretamente.
Na aula, algumas dicas valiosas. Por exemplo: no arroz, uma folha de louro para aromatizar, e para uma xícara do grão, duas de água. Eu, como sou amadora na cozinha, nunca fui craque com os grãos, embora confesso: adoro o “unidos venceremos”.
Resumo, além de aprender o básico, vale também inovar, como trocar a farinha de trigo pela de arroz para empanar o bife à parmegiana. Enfim, já é o segundo curso do Senac que faço e recomendo. Veja a receita no final da postagem e um pouco da história do chef Harri. O conheci como chef consultor do restaurante Manga Verde, da nutricionista Moema Ferro.
Empreendedor: Cícero Harri é alagoano de Atalaia, um ex-cortador de cana que tinha a missão de preparar a comida para os irmãos. Assim começou sua trajetória no mundo gastronômico. Estudou no Senac, e duas pessoas foram essenciais no aperfeiçoamento profissional do Harri: a apresentadora do programa de TV, Cozinha da Ofélia (ele anotava todas receitas) e o chef Nilo Bugarelli, que o ensinou a culinária italiana.
Com mais de 30 anos no mercado, seu nome é em homenagem ao Padre Cícero. O Harri foi um erro na hora do registro do seu pai Mauro. O certo era Ari. Sempre aguerrido, Cícero foi conquistando seu espaço e de lavador de prato chegou a chef consultor.
Mais informações sobre cursos do Senac: http://www.al.senac.br/Cursos/Index/45 – Telefone: (82) 2122- 7858
Bife à parmegiana
1 kg de bife de alcatra (usei fraldinha, bifes finos)
Pimenta do reino e sal a gosto
100 ml de leite
20g de farinha de trigo ou farinha de arroz
2 ovo
500 ml de molho de tomate
300g de farinha de rosca (usei flocão de milho)
200g de muçarela fatiada
200g de presunto
1 pacote macarrão
Modo de preparo
Tempere os bifes com sal e pimenta. Reserve
Creme de empanar: misture o leite e a farinha de trigo. Adicione os ovos batidos ligeiramente. Passe o bife no creme de empanar e em seguida na farinha de rosca.
Aqueça o óleo e frite o bife virando uma vez.
Dica do professor Harri: cozinhe um pacote de macarrão, escorra e coloque numa forma refratária. Coloque molho de tomate, adicione os bifes, presunto e queijo. Em seguida coloque o molho. Polvilhe com orégano e leve para gratinar.
Para incrementar o molho de tomate pronto, refogue a cebola ralada, adicione duas colheres de sopa e uma colher de alho picado. Deixe cozinhar um pouco. Adicione ervas (tomilho, manjericão e orégano). Pronto!
Visits: 2
2 comentários
Fátima
7 anos Atrás
Equipe de gastronomia do Senac sempre arrasando!
Rafael
7 anos Atrás
Parmegiana com presunto é invencionice de brasileiro, o clássico não leva.