Acerte o relógio! Às 15 horas tem roda de samba de um grupo de amigos em torno de um pandeiro e violão no mais novo boteco de Maceió, Cartilha do Samba (antiga Saladeria), no bairro do Santo Eduardo. Mas a partir das 13 horas, as portas já estarão abertas para o desfile das comidinhas de Quitéria Barros, com destaque para ala de guisados no ritmo da farinha, vinagrete e pimenta.
Cartilha do Samba é um sonho de Honório, advogado, que vivia frequentando e tocando com os amigos em alguns bares e festas de aniversário até que, no ano passado, tomou a decisão de abrir um bar para reunir todos os seus amigos músicos. “Quando encontrei esse local no Santo Eduardo, analisei, fiz um estudo e decidi que era chegado o momento do samba”, diz ele.
Simplesmente assim, há dois meses e alguns dias, Honório é dono de bar e arregimentou sua esposa, Quitéria, para comandar a bateria das panelas. Os músicos são todos conhecidos do alagoano, a maioria de longas datas e, segundo ele, não foi muito difícil que os mesmos tomassem conhecimento da abertura do Cartilha do Samba. Alguns através de grupos do whatsApp, formados pelos apaixonados da música. “Como tenho um diferencial, que é a disponibilidade de todos os instrumentos musicais, e também som, todos vieram participar, a maioria porque gosta e alguns profissionalmente”, festeja Honório.
No ritmo do sambinha bom, vamos dançar pelos sabores das panelas de Quitéria:
Lombinho – O corte lagarto rende os famosos bifes à role, recheados com bacon e cenoura no molho madeira. Eu não curto este molho, mas Quitéria o incrementa com shoyo e vinho e fica muito bom.
Carneirinho – O quitute é uma tradição nordestina e das boas, a carne é macia, temperada à moda alagoana, com cominho (discreto), tomate, cebola e pimentão. A diferença é a cenoura e a batata que são cozidas até desmanchar, formando o caldo suculento. Não está escrito no cardápio, mas já virou moda, pedir uma porção de espaguete (sem molho) e jogar o carneirinho guisado por cima. Da próxima vez eu vou aderir a essa moda.
Galinha – Na categoria de guisados, merece atenção a galinha cozida nos mesmos temperos alagoanos e, para agregar valor, farinha, vinagrete e a pimenta caseira, que fazem toda a diferença.
Samba e cozinha aprovados, agradeço ao jornalista Lucas Alcântara que em dia chuvoso me apresentou o Cartilha de Samba.
Rota Cartilha do Samba
Preços: caldinhos R$ 5,00/Carnes guisadas – R$ 20,00. Aceita-se cartões/ Não cobra couvert artístico
Roda Samba: nos dias de sextas-feiras, sábados e domingos.
Funciona de terça a domingo, das 13h até as 22h, podendo se estender por mais algumas horas.
Endereço: Av. Marinho Falcão, 812-B, esquina com a rua Gastão Silva, Conjunto Santo Eduardo (ao lado do Centro Social Urbano, duas ruas à esquerda após a Central das Baterias)
Visits: 2
alagoasbom custo beneficiobotecocomida nordestina. tradições alagoanasgastronomia alagaonamaceioroda de sambasamba
5 comentários
DENIZE PITA
7 anos Atrás
Maravilha……amiga Nide
LÚCIA CRISTINA
7 anos Atrás
ADOROOOOOO….
ESSES BARES COM SAMBA DAS ANTIGAS.
ME LEMBRA MUITO O ANTIGO BAR DO GALEGO PERTO DO CESMAC.
SAMBA/CHORINHO DE QUALIDADE.
PARABÉNS SR. HONÓRIO PELO SONHO REALIZADO E POR NOS PROPORCIONAR DIVERSÃO DE QUALIDADE.
marcelo
7 anos Atrás
é apenas petisco ?
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORBoa noite, Marcelo.No cardápio só tem petiscos, mas se um cliente encomendar, tipo macarrão para acompanhar o carneiro,eles fazem como disse na matéria. Neste caso,vc tem quer combinar com os proprietários.Grande abraço
Jorge VI Lamenha Libe
7 anos Atrás
Nide, parabéns pelo seu trabalho, que mostra sabores das mais distintas culinária – se todas as classes sociais – obrigado pelo o que tens feito pelos empreendedores e clientes!! O Cartikha é sensacional!!!