A partir das 10h às 16h, entre o Banco do Brasil e a Associação Comercial, no bairro histórico de Jaraguá, o seu José Açucena da Silva, natural de Murici, arma seu tabuleiro para vender a mais doces das tradições do Nordeste, o quebra-queixo. Aos 73 anos, sua rotina é acordar cedo para ralar o coco, misturar com açúcar, em seguida despejar os ingredientes no tacho de cobre e cozinhar no fogo à lenha. “Menina, não sei ficar parado, além do dinheiro extra é também minha diversão”, diz seu Açunena, pai de nove filhos, todos, ao contrário dele, frequentaram a sala de aula.
Estudar foi uma palavra que não existiu na vida de seu Açucena. Desde menino, ele trabalhou na cana de açúcar e tinha dias que ia dormir sem saber o que comeria no dia seguinte. Ele enfrentou a fome, e venceu. “Meu maior orgulho é minha família, todos estudaram e trabalham. Domingo todo mundo vem para minha casa almoçar”. Realmente, na modesta residência do alagoano é só felicidade. Eu tive o prazer de tomar o café da manhã com eles e almoçar a carne guisada preparada pela sua esposa, Dona Maria do Carmo.
O convite para comer ao lado da família revela que o coração do seu Açucena é nobre, abraça todo mundo com sabor. Minha visita ao seu Açunena foi para entrevistar, documentar e tirar fotos da receita do quebra- queixo, história que será compartilhada em breve no meu próximo livro sobre as cozinhas alagoanas.
Aposentado, ex-cortador de cana, pedreiro e há 20 anos doceiro, em nome de seu Açucena, Feliz Dia dos Pais para todos, em especial, àqueles que adicionam nas panelas tempero de felicidade.
Visits: 0
alagoascomida nordestina. tradições alagoanasdocesmaceioNordestepaisem glútensem lactosetradições nordestinasturismo de sabores
2 comentários
EspinhaDeCarapeba
7 anos Atrás
Nilde, parabens pela postagem tao cheia de carinho nesse Dia dos Pais !
Muito boas as suas reportagens gastronomicas que vao das cozinhas mais sofisticadas aos mais humildes tabuleiros de doces…
Desculpe, pela falta de acentuaçao, estou com preguiça de configurar o note book…
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORRelaxe. Eu leio com o coração. Abraços