Minha ida a cidade de Arapiraca foi rápida, mas muito proveitosa. Além da bela homenagem ao Paulo Lourenço (Bar do Paulo) no Baco Pub, conheci o Caldinho do Pedrinho. O lugar em 2018 completa 45 anos de sucesso servindo apenas um tipo de caldinho, o de feijão.
Para quem gosta de verdurinhas (coentro, cebolinha e cebola branca), a dica é pedir a vontade. As porções podem ser servidas a parte e são sempre fartas. “Temos uma clientela fiel e exigente. Nosso caldinho é encorpado, com pedacinhos de charque, e não tem torresmo dentro. O petisco de porco é vendido por unidade, num tamanho grande”, contou Flávio, irmão do Pedrinho, que gerencia o bar.
Por lá, também dá para pedir bisteca suína com legumes crus, antiga tradição do Bar do Paulo, que entrou no cardápio da casa que fica na Rua Florêncio Apolinário, 233, no Alto do Cruzeiro.Caldinho do Pedrinho é um ponto de encontro com cerveja gelada e caldinho de feijão quente. Fica aberto das 9h até às 18h. A dica é chegar cedo para garantir um lugar à mesa.
Antes de ser um boteco badalado, o local foi uma mercearia. Coube à matriarca, Maria Enedina, que criou a receita do líquido precioso, mudar a história da família. O negócio deu tão certo que, atualmente, por semana, são usados 30 quilos de feijão e 15 quilos de charque (Dois Pelos) para fazer a felicidade dos arapiraquenses e visitantes. Por dia, o bar vende mais de 50 garrafas térmicas do caldinho.
Já a bisteca de porco… Pode pedir sem medo: o sal é na medida certa e a salada de legumes crus, como no saudoso Bar do Paulo, fazem valer a pena.
(Com a colaboração da jornalista Flávia Farias)
Rota Caldinho do Pedrinho
Caldinho de 190 ml (R$5,00)/ Bisteca de porco com legumes: R$ 15,00/ Aceita-se cartões
Funciona de segunda até Sábado das 9h até as 18h
Rua Florêncio Apolinário, 233, no Alto do Cruzeiro, Arapiraca – Telefone: 99947.0438
Visits: 1
alagoasArapiracabom custo beneficiobotecocomida nordestina. tradições alagoanas
2 comentários
Antonio
7 anos Atrás
Nide, cadê a foto da fachada do estabelecimento?
Pra quem é de Maceió e não conhece bem Arapiraca, fica difícil.
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORMeu Caro, Antônio, a viaje de ônibus é tão cansativa, que esqueci de fazer a foto. Mas não se preocupe, o Caldinho do Pedrinho é patrimônio de Arapiraca, todo mundo sabe explicar. Abraço