Já comeu pão com fermentação natural? Quem ainda não provou a iguaria, deve testar, embora seja bem diferente do nosso pão francês. Ele é mais rústico, contudo tem sabor e seus benefícios. Recentemente degustei o pão artesanal da chef Polyanny Santos, uma alagoana que cozinha bem e que agora produz o alimento que requer dedicação e tempo de mais de seis horas para ficar “no ponto”.
Como o Natal está chegando, a dica é investir no pão artesanal, mas independente da época do ano, pãozinho artesanal é a tendência dos tempos modernos. O processo do fermento natural é simples, a base é farinha (de qualidade) e água filtrada, e o prazo é de até sete dias para ficar pronto. Nossa Polyanny gosta de adicionar fruta, iogurte e até cana de açúcar já foi testado.
O pão de fermentação natural é infinitamente mais saboroso do que um pão industrializado. Tem baixo índice glicêmico, digestão mais fácil até para os intolerantes a glúten porque possui uma fermentação mais lenta. Também aumenta o teor das bactérias benéficas no intestino e, segundo Rita Lobo, se ingerido com moderação, “não engorda!”, explica a chef que utiliza a farinha 00 e o açúcar não entra na receita.
O pão de fermentação natural é saboroso, mas, lembrando, a casca é grossa e crocante, miolo aerado ( macio ) e um sabor marcante intrigante no qual se revelam notas de mel, nozes e outros sabores dependendo dos ingredientes adicionados.
O que é fermentação natural – Também conhecido como massa madre, levain, dentre outros, é uma técnica primitiva e bem artesanal. Os primeiros registros da sua utilização vêm desde a produção dos primeiros pães, por volta de 3700 A.C. Para nossa felicidade nas últimas décadas, esse processo artesanal vem sendo resgatado e valorizado na cozinha brasileira.
Para fazer o pão artesanal, a massa deve ser bem sovada, levando até 6horas de fermentação. Quando está assado, é só se deliciar, de preferência com geleias, queijos, ou simplesmente manteiga.
A chef – Polyanny é formada em gastronomia, seu trabalho ainda é nos bastidores das cozinhas, com trabalhos de consultoria e elaboração de cardápios, jantares, eventos e aulas em confrarias. Participou no evento com Guga Rocha e Thomas Troisgros. No seu currículo, o 1º lugar no concurso do Senac para instrutor de gastronomia de 2017. Agora com pão artesanal, novos caminhos a trilhar com sabor e criatividade.
Encomendas: Pão artesanal pelo telefone:82 99615.5519
Visits: 5
Comentários desse post