A primeira vez que eu viajei à Ilha do Ferro foi pra entrevistar seu Fernando Rodrigues. Era um dia de domingo e para chegar ao destino, navegamos pelo Rio São Francisco até a casa do sertanejo que fabricava cadeiras aproveitando o design das árvores do mangue, com poemas e frases feitas à faca nos assentos. Nos idos 90 ele era um ilustre desconhecido, mas já admirado pela artista plástica Maria Amélia Vieira e pelo fotógrafo Celso Brandão. Muito simpático, quando me viu, ele logo disse: “Domingo é dia de festa, não posso perder, e já tem barco esperando ”, comentou.
Começo minha resenha assim porque quem vai viajar até a Ilha do Ferro, de preferência deve programar de segunda a sábado, porque o povo deste local é de artistas, bordadeiras e verdadeiros anfitriões, mas que amam uma festa e não costumam perdê-las por nada.
O povoado da cidade de Pão de Açúcar é simples, tem uma pousada, algumas casas de aluguel, e apenas uma bodequinha que vende cachaça, cerveja e o melhor quebra –queixo da região feito com esmero pelo Zé Bobô. E se o barco chegar da pesca, e se tiver (eu fiz isso), compre pitu fresquinho e outros peixinhos de água doce.
Mas ir até a Ilha do Ferro é pra quem aprecia arte popular, os bordados Boa Noite, e, pode ter certeza, tem artista por todo o povoado para “fazer o que dá na telha” . Também é para contemplar a beleza do Rio São Francisco, a arquitetura, os barquinhos, e tem lugar para sentar na pracinha e vê a vida passar, calmamente.
A Ilha do Ferro ficou famosa graças ao seu maior artista, Fernando Rodrigues, que, no auge de seus 70 anos, criou mesas, cadeiras e bancos rústicos aproveitando as formas orgânicas de troncos e raízes, colhidos no próprio povoado. Ele tinha o hábito de desafiar os seus amigos a fazer bancos, e todos os que aceitaram a provocação do mestre viraram escultores de mão cheia.
Já Aberaldo, também da Ilha do Ferro, fez sua própria carreira solo com seus pássaros e bonecos (pequenos e gigantes), igualmente aproveitando as formas naturais dos troncos.
Então, além de mergulhar no Rio São Francisco, passear de barco, comer quebra queixo, siga o roteiro dos artistas da Ilha do Ferro:
Rota Ilha do Ferro, Pão de Açúcar, Sertão alagoano
Distância entre Maceió e Pão de Açúcar (237,8 km) via AL-220
Para se hospedar na Ilha, a artista Maria Amélia Vieira aluga a casa. Mais informações 99982.5610
Quebra- queixo do Bobô – (82)3624.8018 (por encomenda)
Para almoçar agende com Gilvânia Texeira (esposa do Aberaldo). Ela faz ótima galinha guisada
Artesão André também faz passeio de barco – (82) 3624.8025
Visits: 92
31 comentários
Beatriz fontes.
7 anos Atrás
Os melhores artistas…
O melhor lugar…
Minha ilha…
Meu paraíso.
Severina Maria da Silva
7 anos Atrás
Maravilhoso tudo isso eu quero conhecer este luga lindo sou alagoana mas moro em São Paulo desde que tinha meus treze anos tenho visto a riqueza dos bordados do qual sou apaixona por todos e gostaria de aprender o boa noite alguém poderia me dar uma força eu estou chegado em Maceió dia 17 de abril e quando for para o dia 19 ou 20 gostaria muito de até aí.
Patricia Monte Mor
6 anos Atrás
Ótimas as suas dicas. Você sabe de uma nova Pousada da Dona Vana? Saberia me dizer se mes de janeiro é boa época para ir ou muito calor por lá? Obrigada pelas informações.
Vc disse que foi de barco, como é essa viagem?
Você tem o contato da Maria Amélia, para vermos como alugar um lugar?
Nide Lins
6 anos Atrás
AUTORBom dia Patricia, segue as informações
Pousada da Dona Vana NÃO conheço
Para se hospedar na Ilha, a artista Maria Amélia Vieira aluga a casa: 99982.5610
Indico o Artesão André profundo conhecedor dA iLHA DO fERRO (82) 3624.8025
Maria Amelia Vieira Soares Costa Neves
6 anos Atrás
Olá, sou Maria Amelia Vieira. A Vana tem uma pousada lá e nós alugamos a nossa casa. Para isso precisa entrar em contato com antecedência para agendar a hospedagem.
Luiz junior
4 anos Atrás
Boa tarde. Favor me enviar seu telefone..
Wats 11 9 7281 8189
Rodrigo Carvalho Tavares
3 anos Atrás
Boa tarde Maria Amélia tudo bem? Sou mineiro de bhz e gostaria de ir a ilha do ferro-Al; poderia me passar qual valor do aluguel da sua casa, seria só eu sozinho, inclui café a manha ao menos?
Poderia me passar por gentileza também o tel da pousada da Vana?
Qual melhor época pra se ir a ilha do ferro? Até pra poder fazer um passeio de barco pelo Rio São Francisco? Pretendo ir em Abril agora de 2021, é uma boa época pra ir a ilha do ferro? Aguardo por notícias, grato atenção Rodrigo Tavares-Bhz-MG
carolina
4 anos Atrás
Pousada dona Vana é a mesma da Maria Amélia.
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORPousada da Vana e da Maria Amélia é a casa dela que aluga
http://www.nidelins.com.br/2020/04/05/ilha-do-ferro-no-mapa-do-nosso-coracao/
carolina valenca
4 anos Atrás
Estou vendo no Luciano Hulk a senhora que foi postada a foto ai como Maria Amélia é a mesma que está passando aqui na tv como a dona da pousada dona Vana.
Selma Nunes
5 anos Atrás
Adorei esse Port sobre a Ilha do Ferro! Se tudo der certo, vou conseguir chegar lá nesse Carnaval! Qual a melhor maneira de ir para a Ilha do Ferro??♀️?
Denise Xavier
5 anos Atrás
Sou filha de sertanejo e desde pequena vou a Pão de açúcar para comer pitu. Mas não conheço a Ilha do Ferro… Agora com sua dica, e aproveitando minha temporada no sertão, vou conhecer.
Um beijo
Carlos Nunes
4 anos Atrás
Lindo, um Show, muitas Artes, dás mais lindas do Brasil e do Mundo!
Por isso que eu amo o meu Nordeste Brasileiro!
Roney Rabelo silva
4 anos Atrás
Boa noite,gostaria do contato da pousada da senhora Maria Amélia. Obrigado.
Zilda Emília de souza lima
4 anos Atrás
Como pode os brasileiros viajar para fora do Brasil e não conhece a.beleza do Brasil que lugar lindo gente bonita são tantos os adjetivos,
Vou conhecer essa ilha esse povo meu povo minha gente
Irany Santanna
4 anos Atrás
Concordo com você, falo isso sempre!
Cláudio Osmar holdefer
4 anos Atrás
boa tarde vi uma matéria feita aí no vilarejo e fiquei encantado por a beleza desse lugar e as artes lindíssima gostaria de contato para adquirir algumas pecas.
André COUTINHO Soares
4 anos Atrás
Assiste aqui agora a reportagem da ilha do ferro em PÃO de açúcar Alagoas no programa do Luciano Ruk e fiquei enteressado em comprar o artesanato daí
Line oliveira França
4 anos Atrás
Vi pela televisão e adoro lugar assim espero em minhas férias ir conhece comer esse pitu e conhecer a cidade tem Instagram se tiver quero seguir manda pro meu email
Luciane Alves da Silva Domingos
4 anos Atrás
Assisti hoje ao programa do Luciano Huck,me emocionei com tanta beleza desta Ilha .Quero que a proxima viagem que fazer seja para a Ilha de Ferro.Gostaria de saber onde posso me hospedar.
José Paulo do rio
4 anos Atrás
gostei muito se o Luciano ruk me ajudar na viagem irei conhecer em nome de Deus
Juscelino Figueiredo de Araújo
4 anos Atrás
Assisti a reprise do programa do Luciano Hulk hoje (04/04/2020), fiquei impressionado com a beleza deste lugar e seus artesanatos, espero visitar este lugar um dia, e mim hospedar na pousada da D. Amélia. Magnífico este lugar.
Raminha Oliveira
4 anos Atrás
Foi através do Programa do Luciano Hulk, que conheci a beleza a e simplicidade da Ilha do Ferro. Gostaria muito de um dia poder morar nessa linda e pacata Ilha do Ferro. Me apaixonei por esse lugar.
Raminha Oliveira
4 anos Atrás
Olá me chamo Raminha, sou de João Pessoa/PB.
Foi através do Programa do Luciano Hulk, que conheci a beleza a e simplicidade da Ilha do Ferro. Gostaria muito de um dia poder morar nessa linda e pacata Ilha do Ferro. Me apaixonei por esse lugar.
Ana Paula Teixeira da Silva
4 anos Atrás
Morro de vontade de conhecer esse lugar
Luiz junior
4 anos Atrás
Boa tarde. Favor me enviar seu telefone..
Wats 11 9 7281 8189
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTOR82 991216597
Pedro Casado
4 anos Atrás
Sou Alagoano de nascença, nordestino com muito orgulho e por ignorância cultural ainda não conhecia a Ilha do Ferro e ainda não conheço. Esse nosso Brasil é muito grande e como valorizo muito o artesanato e o artesão, quem sabe um dia farei uma viagem para ver de perto esses grandes artesões. Abraços
Carlos alberto prates dorneles.
4 anos Atrás
Boa noite!
Vi no luciano a reportagem desse lugar maravilhoso.
Regiane Cioce Sampaio Dias
4 anos Atrás
Gostaria de saber se consigo comprar os artesanatos
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORPelo site