Minhas viagens a Campo Alegre, Zona da Mata, são sempre supreendentes, a primeira vez foi em 2014, quando visitei o Engenho Caraçuípe para conhecer a produção da cachaça alagoana, que fazia sua estreia no mercado e com promessa de uma safra boa. Em maio 2018, na caravana de chefs das Alagoas, retorno ao Engenho que não é mais uma promessa, é a certeza de empreendimento de sucesso, além da conquista de prêmios. Recentemente lançou a Caraçuipe Extra Premium, envelhecida em barris de Carvalho francês durante 4 anos e meio, o que garante a cor do amarelo ouro brilhante e uma textura viscosa. Combina superbem com queijos mais apurados, sobremesa de chocolate amargo, café, charutos, e tem mais é digestiva.
Outra novidade é a linha Escorrega, da Caraçuípe, que ganhou novo sabor de cravo e canela. A dica é bebericar bem geladíssima numa taça pequena e pode brindar, pois ela é suave, docinha.
A cachaçaria é um bom motivo para visitar a cidade de Campo Alegre e fazer um tour pela sede do Engenho para vivenciar, desde o inicio do processo de fabricação, até a degustação da Caraçuípe Extra Premiun, Ouro, Prata, e a Escorrega.
A visita ao Engenho Caraçuípe, além da degustação das cachaças, rendem saborosas caipirinhas de frutas, a de caju é um clássico da história da bebida brasileira. Na receita é utilizada a dose de 50ml de Caraçuípe prata para copo de 250, gelo e açúcar ou adoçante a gosto, e a festa ao paladar está garantida.
Para recordar – A cachaça alagoana é um projeto da família Renato Coutinho, que mergulhou no sonho de seu avô Antônio e de seu tio Benedito, desde quando, em 1933, adquiriram o Engenho Caraçuípe, ainda em Pernambuco. A história do engenho prosseguiu na cidade de Campo Alegre, Alagoas, onde o verde da cana de açúcar predomina. Da fabricação, 75% (coração da cachaça) são transformados em aguardente, os 25% restantes (10%, cabeça e 15% , calda) viram álcool. Aliás, no processo de feitura da cachaça tudo é aproveitado: o bagaço vai para a caldeira e o vinhedo para fertilização. À frente do empreendimento, o casal Renato Coutinho e Cristiane Dantas.
Rota Engenho Caraçuipe
Recebe-se grupos ou até mesmo uma pessoa para visita guiada, agendada pelo telefone: (82) 3275.9294/ A loja da fábrica funciona de segunda à sexta, das 8h até as 18h/ sábado e domingo, das 8h até as 16h.
Sítio Escorrega – Rodovia BR 101, km 159 – Luziápolis- Campo Alegre – Telefone: 82 – 3275.9120
Visits: 1
Comentários desse post