2019 já está chegando e começa a temporada de confraternizações com os amigos, colegas de trabalho, enfim, o povo quer mais é se despedir de 2018 e reunir energias para o ano que vem. Minha dica de local para esse tipo de evento é em um boteco, lugar simples, comida boa e preço bem camarada. Veja minhas dicas.
Mercado do Jaraguá
A feijoada é marca registrada dos quiosques do Mercado Público de Jaraguá e tem todo dia, de segunda a sábado, no topo da lista de pedidos. Mas no Mercado também tem carneiro, carne de sol, galinha guisada, carne de panela, e vários quitutes da culinária regional. O melhor é que os preços são econômicos, a partir de R$ 24,00. No sabor não tem contenção e nem excessos, ou seja, nada de muito colorau ou cominho, o tempero é na medida.
Três lugares estão no meu roteiro no Mercado de Jaraguá: Recanto da Baiana, Sertanejo e Companhia da Alimentação, o trio tem feijoada para uma, duas e três pessoas, mas, na verdade, feijoada onde uma pessoa come, comem duas, três… E a iguaria servida para três, dá para quatro. Então, reúna a galera e vamos ser felizes, porque as comidinhas de mercado é mais um motivo para se comemorar durante todo o ano.
Mercado Público do Jaraguá: Avenida Comendador Leão, s/n- Jaraguá – Maceió/ De segunda-feira até sábado das 6: até às 15h. Domingo fecha/ Aceita-se cartões
Mais dicas
Boteco do Tonho
Sempre que posso, vou até o Boteco do Tonho, na Ponta Grossa, para matar o desejo de saborear a costela de porco escoltada por feijão caseiro, arroz, vinagrete e farofinha de ovo. Sempre com mesmo padrão de qualidade, de tão macia desfia com garfo, dispensa a faca, e o sal em harmonia. O feijão bem brasileiro, o caldo encorpado, pedaços de charque, quiabo e couve. Para finalizar, a farofinha de ovo. Verdadeira obra-prima da gastronomia alagoana. A boa novidade é que o Tonho agora é legal, aceita cartão de débito e de crédito. E, com o apoio da família, abre aos domingos.
Boteco do Tonho de Quarta a domingo, das 11 às 16 horas – Aceita-se cartões: Rua Manoel Lourenço, 248, Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado)/ Telefone: 3221-6209
Churrasquinho da Mary
“Churrasquinhos da Mary”. E uma coisa é certa, seu pequeno boteco é muito além dos espetinhos. Das suas caçarolas sai a boa comida nordestina: rabada, galinha, sarapatel, feijoada, e por aí segue. E tem mais, seu prato comercial, que dá bem pra duas pessoas, é um espetáculo. Aposte no churrasquinho de charque, o sal da carne é na medida certa, e na versão de churrasquinho também é de pedir bis. Todos os espetinhos são acompanhados de farofa, vinagrete e um pedaço de macaxeira. Adorei o de fígado, e ainda tem de frango, porco, queijo coalho…
Churrasquinho da Mary: Funciona de segunda à sábado, das 8 até meia noite/ Aceita-se cartões/ Av. Desembarcador Valério de Lima, 1066, Mangabeiras (Próximo antiga escola do Flamengo) – Telefone: 98825.6536
Boteco do Urugua
Kafta é um espetinho de carne ou carneiro, de origem árabe, temperado com especiarias. No Boteco do Urugua tem kafta ao estilo campeón (Cesar Piriz), a iguaria é de carne bovina, recheada com queijo, e o mais legal é que vem escoltada por batatas doce. Para completar, o molho da casa: chimichurri. O próprio César faz o molho à base de azeite com mistura de ervas, mas ele não revela todos os ingredientes, diz apenas que leva salsa e azeite. Chimichurri também é tradicional da Argentina, mas César defende que a iguaria é legitima do Uruguai.
Boteco do Urugua: Funciona de segunda à sexta, das 16 horas até a meia noite/ Telefone:82 99153.8337/ Aceita-se cartões/ Rua Melo Póvoas, 165, Jaraguá/ Depois do Centro de Convenções (sentido Jaraguá/ Pajuçara)
Visits: 3
Boteco do Tonhoboteco do uruguachurrasquinho da Marydica da nidemaceiomercado do Jaraguá
Comentários desse post