Na receita da professora Janaína Oliveira, o brigadeiro leva leite condensado, tapioca granulada e leite de coco, deixando-o com o sabor da tapioca, uma herança indígena. Além de bem gostosinha, a apresentação é um mimo, o doce vem com a mini tapioca da própria goma.
Se o brigadeiro de tapioca é bom, o de coco ouricuri é outro espetáculo, gostinho de infância! E para coroar o doce, tem uma cocadinha caramelizada. Eu mesmo adorava comprar o colar dos coquinhos, pendurava no pescoço, mas não durava muito, no mesmo dia comia todos.
A ideia de fazer brigadeiros com sabor alagoano é da própria Janaína. Tudo começou na festa do filho dela. “A cozinha é uma paixão igual a que tenho por ensinar arte plástica. Na festa de 6 anos do meu filho, uma convidada perguntou onde eu havia encomendado os brigadeiros, porque ela queria os mesmos para a festa de 15 anos da filha. Não pensei duas vezes, aceitei a encomenda”, lembra Janaína, que investiu em cursos e vende os doces por encomenda.
As receitas de Janaína trazem as boas lembranças de sua avó paterna, que alegrava a vida da família com beijinhos de coco, era de comer rezando. Já nos dias de sábados, a professora recorda que a diversão delas e das primas era quebrar os ouricuris para depois fazer o doce com coquinho, leite e açúcar. “Foi o primeiro doce que fiz na vida. E como era bom…”, revela.
Com mais conhecimento, técnicas adquiridas e experiências com erros e acertos, Janaína focou nos brigadeiros com DNA alagoano, e dos bons. A doceira também prepara os clássicos, como, chocolate belga, frutas, nozes, bebidas destiladas e personalizados. Contudo, o de tapioca e ouricuri é uma viagem à infância, nossas doces tradições.
Rota Janaína Oliveira Brigadeiria
Os preços variam de 120 a 200 reais, por cento do doce.
Encomendas : (82) 99972.0333
Insta: @janainaoliveirabrigadeiria/ Face: Janaina Oliveira Brigadeiria
Visits: 9
1 comentário
zelia
5 anos Atrás
Meu Deus!!! Salivando!! Nide parabéns pelas fotos