Existem filmes que a gente tem vontade de extrapolar a telinha e roubar a comida da cena. Eu vivi esta experiência com vários longas-metragens, como o “Tomate Verdes Fritos”. Ficava querendo saber o gosto da fruta verde frita… Parecia ser tão divina. E acreditem, realizei meu sonho no Cambito, novo restaurante do Centro, e amei desde a primeira mordida. Amei, exatamente como no filme sobre história de amizades.
A comida do restaurante Cambito é afago no coração, aliás, o novo espaço gastronômico aterrissou no Centro de Maceió com a nostalgia das casas antigas, com comidinhas inspiradas nas tradições, mas ao mesmo tempo moderna. Gostei do lugar de cara, ou melhor, pela foto que vi no Instagram. Três pessoas conspiram a favor do Cambito: os donos, Pedro Lira e Isabela Leão, e a chef convidada por eles, Ivanilda Luz, com seu tempero de ancestralidade.
Sigam minhas impressões do Cambito
Para entender: Cada dia da semana, de segunda a sábado, tem cardápio diferente com quatro opções entre carne, pescado, frango e um vegetariano. São pratos individuais e de bom tamanho. O baião de dois, nos dias de segunda-feira, é danado de bom. Feijão fradinho, legumes, queijo, arroz, charque, calabresa e, a estrela da cozinha, compota de pimenta de cheiro vermelha, aromática e estilosa ao paladar.
Galinhada: O frango a passarinho ganhou uma versão da galinhada, preparada no arroz cremoso, quiabo grelhado e cebola roxa. Perfeito. Este prato também tem na segunda, contudo pretendo ir todos os dias para provar o roteiro da semana.
Farofa: O que mais me surpreendeu foi a soja, até porque não curto, mas a receita da chef Ivanilda a deixou bem temperada e saborosa. A chef compartilhou o segredo: depois de hidratar o grão, espreme bem para retirar água e tempera com limão. Faz toda diferença. O nome do prato é Mosaico Vegetariano, com mix de folhas, tomate seco, sementes de romã, farofa de kafta de soja (perfeito), lasca de queijo parmesão e molho pesto.
Mudanças – Na terça comi o cozido que não tem pirão, portanto não é tradicional. A carne vem numa redução de carne, legumes e arroz. Lembrando que cada dia tem o cardápio novo. E tem mais: em fevereiro tudo muda.
Lar – A casa tem dois andares. No primeiro são salas com mesas e um ambiente decorado com quadros. No corredor, fotos de pássaros, que representam a liberdade de criar, do aconchego, da amizade. Tudo muito lindinho. O restaurante charmoso no Centro de Maceió é do casal Pedro e Isabela, ele engenheiro de software e ela arquiteta e estilista, que fez o restaurante dos seus sonhos (e de muitos também).
Antes do restaurante, Isabela tinha um ateliê virtual de biquínis, mas eles alçaram o voo maior, o restaurante. Assim foram quatro meses entre restauro e reforma. O nome Cambito se refere as pernas finas.
Ancestral – O casal convidou a chef Ivanilda Luz, que desde os cinco anos ajudava a mãe na cozinha ancestral. “Adorava cortar legumes, era a melhor brincadeira. E assim cresci em torno da panela e fogo”, diz a paulista de uma alegria contagiante com seus seus turbantes charmosos.
Com o coração alagoano, ela trilha a cozinha contemporânea inspirada nas tradições, do frescor dos ingredientes, do detalhe, do bem feito, vide a compota de pimenta vermelha. Luz formou-se na Pitágoras e trouxe para a cozinha do Cambito novos talentos para compartilhar afeto.
Minha única solicitação é a de que os tomates fritos devem estar presentes todos os dias, e não apenas aos sábados. Que os orixás e santos tragam muita luz na casa. Ah, todo dia tem uma entrada por conta da casa.
Rota Restaurante Cambito
Preços: R$ 15,00 até R$ 29,00 (prato individual)/ Aceita-se cartões
Funciona de segunda a sábado, das 11h30 até as 15h
Rua Dr. Guedes Gondim, 79- Centro
Visits: 2
alagoasbom custo beneficiocentrocozinha autoral. chef na cozinhacozinha contemporâneamaceioturismo de sabores
6 comentários
Roberta Marques
5 anos Atrás
???????? Muito bom! Comida deliciosa!
Pedro Nivaldo Lira
5 anos Atrás
Muito bom gosto
Comida especial para um deliciador.
Ambiante aconchegante com ar condicionado
Muita gentileza.
Paula
5 anos Atrás
Parece ser um ambiente muito simpático. Queria saber o cardápio da semana toda, sempre almoço no centro uma vez por semana.
Pena q ele não fica bem no centro mesmo, é meio contra mão sair do centrão e caminhar até a Guedes Gondim.
Nide Lins
5 anos Atrás
AUTORBoa tarde, Paula Siga o restaurante no instagram (@cambitorestaurante), eles divulgam o cardapio. Eu já fui andando da Rua do Sol, pra lá, porque vale a pena, caminhar para comer bem.
felipo
5 anos Atrás
Boa Tarde, hoje fui conhecer este espaço. Muito aconchegante, decoração leve e de bom gosto. Experimentei o quibebe com carne de sol e farofa citrica. Extraordinário. O atendimento é excelente, e ainda fui agraciado com uma entrada de mini pão sírio com molho pesto. Estão de parabéns, com certeza entrá para meu rol de espaços que visitarei sempre. Super recomendo.
Angela Paim
5 anos Atrás
Grata surpresa esse restaurante! Abri o Google e dei de cara com as opções deliciosas. A inspiração da culinária do livro de Mabel Velloso ( que traduz os quitutes de D Canô), me deixou curiosa e feliz como toda ” baiana de raiz”. Chegarei por lá em breve. Parabéns e muito sucesso.