A paella é um prato típico espanhol, mas que está presente nas panelas do mundo. Digo logo que nunca foi à Espanha, portanto só conheço o sabor das preparadas em solo alagoano. No livro Pequeno Dicionário de Gastronomia de Maria Lúcia (presente da chef Mariana Bernardes), a receita da paella valenciana é feita com arroz, pimentões, açafrão, frango, carne de porco, linguiça, frutos do mar, vagens, coelho… Outra versão é a Marinera, que acrecenta peixes, lagostas e mexilhões à base de arroz.
Mas, quando sai da Espanha, a receita se mistura com outras culturas, até porque, em cada cozinha, ela vai se adaptando aos ingredientes locais das cidades. Assim sendo, seguem minhas dicas da Pousada e Restaurante Ninanoa, em Porto de Pedras, e do Café Manollo, no bairro do Farol, em Maceió:
Pousada Ninanoa
O peixe serra sai do barco direto para a cozinha mediterrânea e regional da Pousada Ninanoa, que beija a praia de Porto de Pedras. Lá o peixinho cor de prata é bem tratado, e cortado em cubos para ser adicionado na frigideira larga, dando o toque alagoano à paella valenciana, tradição da Espanha. E como toda boa gastronomia é aquela que se molda a cultura local, claro, sem perder sua essência e seu modo de fazer.
Quando a paella chega lindamente à mesa, no tom alaranjado forte, o arroz (agulhinha, o brasileiro) é bem enxuto, encorpado no caldo de peixe, e vem misturado com páprica doce defumada, pimentões vermelhos, lula, camarões e peixe serra. O tipo do peixe depende da pesca do dia, podendo mudar para cavala ou robalo.
Pousada Ninanoa: Avenida José de Moraes Neto 115, Porto de Pedras, (litoral Norde de Alagoas)-/ Reservas: (82) 99387 8383
Café Manollo
A paella é marítima, é uma das estrelas do Café Manollo. O arroz arbóreo é cozido no caldo de peixe (produção da casa) com polvo, camarão, mexilhão, lula e os temperos da iguaria, a exemplo de açafrão e pimenta. O prato é bem servido, com uma boa quantidade de camarões.
O chef do Café Manollo é Manoel Araújo foi criado com a melhor cozinha nordestina. Contudo, seu primeiro despertar profissional foi na publicidade, com a agência Araújo Propaganda, que funcionava onde é hoje o Café Manolo. Mas, sempre gostou de cozinhar para o prazer da família e amigos. Ele fez curso no Senac e um belo dia resolver estudar gastronomia na Espanha, onde se formou e trabalhou em vários restaurantes do país.
Rota Café Manollo
Funciona de quarta a partir das 17h/ Quinta a sábado, a partir das 19h
Av. Aristeu de Andrade, n° 546, Farol (depois do antigo Colégio Batista, é só seguir em frente) Telefone: (82) 3027-1546
Visits: 28
alagoaschef na cozinhacomidas do mardica da nidefarolmaceiopaellaPorto de Pedras
Comentários desse post