A lua cheia, quando dá o ar da graça, deixa suas pegadas de prata no mar. É tão lindo, romântico e inspirador, em especial para o chef Jonatas, que convidou um time bom de cozinha, formado por Joca Pontes (Recife), Thomas Troisgros e Alberto Landgraf (Rio de Janeiro), para nos dias 19 e 20 de fevereiro preparar comidinhas criativas com as Bençãos de Iemanjá da Iemanjá. Em noites de lua cheia, na maré baixa, na Piscina Pedra Virada. E tem mais: o menu será uma surpresa. Jonatas só me disse que os ingredientes do mar e da terra vão à mesa na “Experiência Encontro de Sabores: al Mare”.
O evento é da família Akuaba e promete aos tripulantes comidinhas inusitadas. Joca e Thomas são marinheiros de outras viagens em Maceió, já Alberto fará o primeiro mergulho na cozinha alagoana trazendo o seu estilo naturalista-contemporânea. Um dos destaques do paranaense é a pescada com mandioquinha e creme de legumes, entrecôte com picles de cebola e um caldo de músculo e tutano, o que, segundo o Globo, provoca suspiros.
Thomas, filho de Claude Troisgros, o chef mais célebre e simpático da TV brasileira, estrela dos programas Que Marravilha! e The Taste Brasil. Desde que formou-se chef, os dois trabalharam juntos. Mas, agora, o filho seguiu sua carreira solo no Olympe, que tem estrela no guia Michelin e serve menus degustação. “Faz dois anos que crio pratos sem precisar mais do aval do meu pai”, contou ele em entrevista ao O Globo.
Jonatas é nosso velho conhecido, embora novinho em folha, formado na França, na instituição de ensino Institut Paul Bocuse, o chef diz: “liberdade é a cara da minha cozinha”. Dito e feito, porque no Espaço Vera Moreira (anexo ao Akuaba) tem sempre uma grata surpresa, como os croquetes de bochecha de boi na emulsão de beterraba e cenoura, com o corte da carne sendo uma exclusividade da casa. Iguaria crocante, carne desfiada e um doce e azedinho de legumes, um verdadeiro axé ao paladar.
Trajetória
A primeira edição do Encontro de Sabores aconteceu em 2014, para celebrar os 20 anos do Akuaba, restaurante comandado pela baiana Vera Moreira que começou sem pretensão, apenas cozinhando na sua casa em Garça Torta para os amigos. Coube ao marido Osvaldo, empreendedor nato, transformar o dom de Vera no Akuba, que no dialeto africano é “Bem Vindo”. No ano passado ganhou o titulo de Melhor Cozinha Brasileira pela Revista Prazeres da Mesa.
Informações e Reservas: (82) 99997-7870
Visits: 0
alagoascozinha contemporâneaevento no marfrutos do marmaceioNordestePiscina Pedra ViradaPonta Verde
Comentários desse post