Sexta-feira da Paixão, maré baixa, mar sereno, lua cheia, gente, muita gente assentada na areia, ou nas cadeiras que trouxeram de casa. Tudo para confortar o corpo, porque o coração já estava domado pelo projeto Velas Telas na Praia da Ponta Verde, bem de frente ao farol que nos guia. As velas enfileiradas viraram telas de cinema ao céu aberto como o escurinho do cinema, onde foram projetas obras dos artistas plásticos alagoanos.
Que lindeza. As velas não partiram para o mar, mas projetaram a beleza dos nossos artistas plásticos e nós, até domingo, dia 21, podemos mergulhar no universo da arte no projeto Arte em Movimento – VelasTelas, do Núcleo Zero com patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei Rouanet.
O evento é aberto ao público. Cada dia será dedicado ao trabalho de um grupo distinto de artistas. A curadoria assinada por Mirna Porto Maia, que também é idealizadora do projeto, faz um panorama histórico do movimento das artes visuais em Alagoas. O recorte temporal vai do naturalista Rosalvo Ribeiro (1865-1915) até expoentes da novíssima geração, representada por nomes como Lucas Lamenha, Herbert Loureiro e Jonathas de Andrade.
As mais distintas técnicas e linguagens aparecem no trabalho de artistas com projeção internacional como Delson Uchôa, Everson Fonseca, Fernando Lopes (1936-2011), Rogério Gomes, Tânia Pedrosa, Lula Nogueira, Rosa Piatti, Vera Gama, Pierre Chalita (1930-2010), Maria Amélia Vieira e Celso Brandão.
Sempre gostei do mar a noite, pois a lua traz uma paz. Estou na torcida para que o projeto VelasTelas siga por muitas luas em outras praias, afinal, já diziam os Titãs, “a gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte”.
Mergulhe na Programação:
SÁBADO (20) – a partir das 20h
Vera Gama
Ana Maia
Everson Fonseca
Tânia Pedrosa
DOMINGO (21) – a partir das 20h
Celso Brandão
Herbert Loureiro
Jonathas de Andrade
Lucas Lamenha
O encerramento será com @baquealagoanomaracatu ! Vai ser uma energia maravilhosa . Lembrando, nosso evento é aberto ao público e gratuito. Sempre as 20h na Orla de Ponta Verde.
Visits: 1
alagoasmaceioMagazine Luizanucleo zeroPonta VerdeVelas telas
2 comentários
Marcelo
5 anos Atrás
Fui ao evento no domingo, saí ás 22:20H, e a única coisa que foi projeta foi propaganda da Magazine Luíza, ainda q sob vai do público presente.
Nide Lins
5 anos Atrás
AUTORBom dia, Marcelo, houve um atraso, que realmente deixou todo mundo chateado. Mas além de projetar o nome da Magazine Luíza que deu dinheiro para que o evento acontecesse, teve exibição dos artistas e apresentação do Baque Alagoano de Maracatu. Existiram problemas técnicos, mas o legal do Velas.Telas é ter uma empresa privada, Magazine Luiza, que patrocinou 4 dias de arte. Fui na sexta, foi lindo e sem atraso. Infelizmente domingo teve problemas, mas não tirou o brilho do projeto de 4 dias. Errar é humano, principalmente quando se usa de novas tecnologias, porém também depende da natureza. Que mais velas. Telas aconteçam