Na balança foram pesados 120 quilos de camarão, 20 quilos de siri e 70 de tilápia. Para as receitas também foram usados leite de coco, macaxeira, coentro, e outros ingredientes que deram sabor ao almoço no restaurante Senac de Brasília, na Câmara dos Deputados, no último dia 23. E haja comida deliciosa. A cozinha alagoana foi o assunto mais comentado do dia, graças aos chefs do Senac Alagoas, Cícero Harri, Christian Haug e Edva Queiroz. O trio, durante a Semana da Gastronomia Regional na Capital Federal, mostrou que nosso estado vai além de sol e mar.
No evento, a receita Camarão Terra e Mar (foto acima do Exemplus Comunicação) foi a mais aclamada. Veja no final da postagem como fazer essa delícia que leva queijo coalho na receita.
Na cozinha, os chefs alagoanos comandaram a equipe para atender mais de 600 pessoas de todo canto do Brasil que almoçam no restaurante. Detalhe: Brasília tem 15 restaurantes-escola do Senac.
Uma das estrelas do almoço em Brasília foi a receita Camarão Terra e Mar, que ganhou macaxeira cozida cortada em cubos, queijo de coalho, nata, leite e o coentro, que deu o tom ainda mais nordestino ao prato. Todos aplaudiram.
No almoço alagoano, o caldinho de siri deu as boas vindas como entrada. De prato principal, além do Camarão Terra e Mar, teve fritada de siri, carneiro guisado com fava e tilápia ao molho de coco com maracujá. No time de sobremesas, panna cotta de doce de leite, cocada mole, pudim de coco, pudim prestígio, gelado de manga e tartelete de limão.
No evento, que contou com a participação de parlamentares alagoanos, também foi divulgado a notícia saborosa de que o Senac Alagoas iniciou a construção do Centro de Gastronomia.
O novo espaço de gastronomia, localizado ao lado da Unidade Poço, está orçado em mais de R$ 2 milhões e tem previsão de entrega para dezembro deste ano. Ele terá capacidade de atender 200 alunos por turno e vai abrigar cozinha, confeitaria, auditório para aula-show e restaurante para 80 pessoas.
Para o sucesso do evento em Brasilia, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Wilton Malta, e a diretora regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, contaram com o auxílio luxuoso da coordenadora do Centro Integrado de Hotelaria e Turismo do Senac Alagoas, Geilsa Martins, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Penedo e Conselheira do Senac Alagoas Ana Luiza e a assessora técnica da Fecomércio, Cláudia Pessôa.
A comitiva do Senac também recebeu, e alinhou com a bancada alagoana, a importância da instituição na formação de profissionais para o mercado de trabalho da alimentação fora do lar.
Viajei a convite do Senac Alagoas.
Receita Camarão Terra e Mar
Ingredientes:
2 kg filé de camarão limpo
Molho bechamel
500 ml creme de leite fresco
1 kg macaxeira cozida cortada em cubos
600 g queijo coalho cortado em cubos
200 g manteiga
200 g cebola
80 g alho picado
300 g de molho de tomate
1/2 molho de coentro picado
pimenta do reino
sal
noz-moscada
Molho bechamel
Ingredientes
80 gramas manteiga
80 gramas de farinha de trigo
1 litro de leite
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo do Molho bechamel:
Coloque a manteiga na panela e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por dois minutos até a mistura ficar levemente dourada. Retire a panela do fogo e vá acrescentando o leite enquanto você bate o líquido com um fouet (o clássico batedor feito de arames).
Aumente o fogo para médio, coloque a panela e continue mexendo. Quando começar a ferver, baixe o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos e vá mexendo de vez em quando até o molho engrossar um pouco.
Modo de preparo do Camarão:
Tempere os camarões com sal e pimenta. Leve uma caçarola ao fogo e doure o alho e a cebola, junte o camarão, deixe refogar. Acrescente o molho bechamel quente, a macaxeira, queijo coalho e os demais ingredientes. Deixe levantar fervura e retifique os temperos.
Desligue o fogo e pode servir com arroz branco.
Mais fotos no Restaurante do Senac Brasília
Visits: 2
alagoascomida nordestina. tradições alagoanasFecomercioSenac Alagoas
Comentários desse post