“Meu pai não teve estudo, nem vida fácil, mas nos educou, sempre mostrando o caminho certo”, conta Rosilene Machado da Silva sobre o seu Luiz Machado, um homem simples que criou e educou os seus filhos com a fabricação e venda do cuscuz de arroz e de milho no Centro de Maceió.
A trajetória do seu Luiz já contei no meu blog, no mês de abril, mas escolhi o alagoano para homenagear aos pais que através da cozinha mudaram de vida.
Seu Luiz começou com a profissão de marchante (cortador de carne), porém não rendia o suficiente para criar os quatro filhos. “Um amigo perguntou se eu queria fazer cuscuz. Apenas observei ele fazer e aprendi”, disse. E lá se vão 25 anos. Atualmente ele é ambulante e vende seu produto na Rua do Sol, próximo a loja Astral Presentes.
“Eu não sei ler e nem escrever, mas meus filhos todos estudaram e são trabalhadores”, diz, com orgulho, seu Luiz, pai da Rosilene, Reginaldo, Agnaldo e Adriano. “E quando eles precisam de algo sempre ajudo, porque pai é sempre pai”, conta seu Luiz.
Nos seus 66 anos, seu Luiz não tem tempo ruim, e no Dia dos Pais ele é nosso pai herói.
História – O cuscuz do seu Luiz foi destaque do meu blog no mês de abril. O conheci no Centro de Maceió, provei, gostei e, claro, fui até à casa do alagoano, no Bom Parto, para conhecer a produção do quitute, que é preparado no maior apreço e de forma artesanal.
Como gostei muito, principalmente do cuscuz de arroz, convidei dois chefs (Ivanilda Luz do Cambito e Rodrigo Aragão do Lali) para criar algo com o cuscuz do Luiz. Eles gostaram e cada um criou uma nova receita.
O alagoano, mesmo sem escrever e nem ler, se orgulha de ter aprendido o ofício com sua inteligência. Luiz e Hilda, com a fábrica de cuscuz no modesto quartinho no quintal, criaram os quatro filhos com direito a escola, já que eles não tiveram a oportunidade de frequentar sala de aula.
Rota Cuscuz de Arroz
Encomendas pelo telefone: (82) 98895-3941 (Rosilene)/ (82) 98817-0806 (Luiz)
Locais de vendas: Na Rua do Sol próximo Astral Presentes, a partir das 13h
Visits: 0
3 comentários
Carlos Arraes
5 anos Atrás
Parabéns , Sr. Luiz ,e Nide Lins pela matéria !!!
?????????
Hellen Araujo
5 anos Atrás
Parabéns. Belo exemplo.
Niedja Ribeiro
5 anos Atrás
gente prove este cuscuz, pois ele é muito bom.