Quando cheguei na cidade alagoana de Campo Alegre, tinha uma mesa farta de sabores, camarão Bar das Ostras, bolo de macaxeira caramelizado, escondidinho de carne de sol, acarajé, lasanha de carne de sol… E, nas receitas, lindas histórias de mulheres maravilhas de verdade, como Girlene Maria dos Santos, que, depois de dois anos desempregada, encontrou na Fábrica de Bolos do Empório Alegre, o empreendedorismo e alegria de viver.
Girlene é boleira e nem gosta de lembrar do tempo que ficou desempregada com dois filhos para criar. Ela é uma das 54 mulheres, todas donas de casa, que dão mais sabor ao Empório Alegre.
O Empório fica rodovia AL 220. Mas, confesso, quando a gente passa pelo local, não tem noção da lindeza do projeto da prefeitura que une gastronomia, fábricas (bolos, queijos e de polpa de fruta), produtos do campo e artesanato. Na frente, o milho assado e cozido dão as boas vindas aos visitantes e guardam 12 quiosques de comida saborosa e diversa logo atrás.
É um mundão de comida: sorvete, açaí, risotos, saladas, massas, caldos, sushi, hambúrguer, cremes, sanduíches, espetinho, tapioca, crepe, wraps, cuscuz, gratinados regionais, doces, queijos e bolos. Cada cantinho com sua especialidade. Eu provei uma colher ou garfada de cada comida e, realmente, surpreendeu o meu paladar.
O camarão Bar das Ostras, com molho aveludado e acidez da manteiga, é feito no capricho pela Aricele Gomes, que abraçou a oportunidade no Quiosque Regional. Ela tinha um mercadinho no povoado, que não deu certo, e agora vive feliz, porque tem renda e o sonho de construir a casinha virou realidade
Todas as comidas são boas, com merecimento para acarajé com vinagrete de camarão, o creme de macaxeira do escondidinho de carne de sol com mistura de queijos e a lasanha de carne de sol.
Os bolos de macaxeira caramelada e do milho na palha, são para presentear de tão bom que são. Não levam farinha de trigo, são fofos e muito saborosos. Ainda tem a produção do queijo coalho com orégano e o brasilac.
Vamos entender: Empório Alegre já existe há de um ano e meio, e é um projeto da prefeitura, que criou toda infraestrutura para que donas de casas virassem empreendedoras. Cada quiosque tem entre 2 a 3 pessoas que preparam os alimentos numa cozinha coletiva. Cada uma tem seu freezer para guardar os mantimentos.
Para aperfeiçoar o talento culinário, a prefeitura contratou a consultoria de um chef, conta com uma equipe formada de gastrônomos, nutricionistas, e uma administradora que dá suporte ao projeto. O Sebrae também chegou junto para qualificação das mulheres empreendedoras.
Viajar por Alagoas está cada vez mais saboroso, o Empório Alegre tem sabor, história e afaga nosso coração na cidade de Campo Alegre, terra da Cachaçaria premiada Caraçuipe e do Zezinho, o artesão da Sereia mais famosa da praia da Pajuçara.
Para a reportagem contei com o auxílio luxuoso da Mayra Pereira, administradora do Empório Alegre (@emporioalegre). Viajei a convite da Prefeitura de Campo Alegre.
Rota Empório Alegre
Preços a partir R$ 3,00/ Aceita-se cartões
Funciona de segunda a quinta das 6h30 as 20h/ Sexta, sábado e domingo até 22h
Às margens da AL 220 km 36 – Campo Alegre – AL
Visits: 11
8 comentários
NELMA BARROS
4 anos Atrás
Olá Nide Lins,
Amo ler estórias como esta, nesse belíssimo texto culinário que é a sua marca. Que mais prefeituras alagoanas e Brasil afora deem mais oportunidades para essas mulheres trabalhadoras.
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORGrata, Nelma
Gilberto Soares Paulino
4 anos Atrás
Muito boa essa iniciativa da municipalidade, pena que seja numa cidade de pouca dimensão e certamente onde circula pouco dinheiro mas mesmo assim desejo muito sucesso às empreendedoras e se um dia fizer uma viagem a Campo Alegre para ver minha tia Netinha e minha prima Rosa Soares, filha de tia Senhorinha vou passar lá pra experimentar o camarão que só de olhar me deu água na boca.
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORGrata, Gilberto
Anastácio Oliveira
4 anos Atrás
Tenho o privilégio de conhecer e de já ter saboreado algumas das delícias servidas no Empório Alegre. Atendimento de primeira, limpeza fora de série. Vale a pena conferir, o problema é decidir o que pedir diante de tantas opções. Parabéns pela excelente reportagem.
Desejo sucesso e prosperidade as mulheres maravilhas de Campo Alegre.
Geraldo de Majella
4 anos Atrás
Nide, li a sua postagem e confesso que fiquei muito alegre tanto pelo projeto e também pelo trabalho e pela garra das mulheres. Parabéns.
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORgrata, Majella, precisamos de mais projetos assim
Edna Cristine da Silva
4 anos Atrás
Encantada com tudo isso, quando for visitar Alagoas, irei com certeza!