Toda vez que eu adoecia, minha mãe, dona Nia, tinha sempre uma sopinha quente para fortalecer o corpo e alegrar o coração. E como estamos em um momento de crise mundial, a receita é ser solidário, pedir pelo telefone, pegar comida no restaurante ou bar de sua preferência. E, também, testar receitas, assim sendo, busquei no Instagram de Patrícia Pedri Cozinha (@patriciapedricozinha) um creme de abóbora.
Antes de compartilhar a receita da Patrícia, vamos conhecer a história da gaúcha apaixonada por sururu, que trabalha em um bufê para eventos até com 60 pessoas, além de oferecer o serviço chef em casa. Antes de dominar as panelas, foi professora de história, recém-formada Biblioteconomia e em breve começa o mestrado na área, mas como nasceu numa família de cozinheiras, investiu na gastronomia.
“Minha vó paterna é descendente de alemães e preparava uma cuca (pão) de chorar. Ainda faço os biscoitos de Natal do seu livro de receitas. A comida da minha Nona italiana cheirava a alecrim. E minha mãe criou cinco filhos, nem sempre com fartura de ingredientes, mas sempre com uma criatividade e sabor nos pratos que era de emocionar. Elas são minhas mestras”, conta Patrícia.
Patrícia aprimorou seu dom com cursos no Senac, livros e internet. A chef vai até a sua casa ou faz eventos com cardápios variados para até 60 convidados, e garante que está pronta pra dar mais sabor em seu cardápios.
Contato Patrícia: 82 99644-9572
Receita do Creme de Abóbora
1kg de abóbora descascada e cortada em cubos grandes
5 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
1 folha de louro
1/2 colher de chá de cominho (ou a gosto)
1 pitada de noz-moscada ralada na hora (sim, faz diferença!)
1 pitada de pimenta do reino moída na hora (sim, faz diferença!)
1 colher de chá de sal (ou a gosto)
1/2 maço de salsinha (pode ser coentro)
1 colher generosa de manteiga (opcional)
3 colheres de azeite
Água quente (quantos baste, +ou- 2 litros)
Modo de preparo
Corte os talos da salsinha ou coentro, que normalmente você jogaria no lixo, e amarre-os com barbante, como um feixe. Reserve-o junto com o louro.
Em uma panela aquecida, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola.
Junte o cominho, noz-moscada, a pimenta e o sal. Refogue um pouco mais.
Se for do seu gosto, acrescente a manteiga, a abóbora e misture-a com o refogado. Refogue mais um tantinho.
Acrescente os talos da salsinha ou coentro e o louro.
Verta a água quente até cobrir a abóbora.
Tampe a panela e deixe ferver.
Quando a abóbora ficar macia, desligue o fogo e espere esfriar um pouco para bater no liquidificador. Nessa hora, tome cuidado com a comida quente no liquidificador: Bata aos poucos e segure a tampa do aparelho com um pano. Se preferir, espere esfriar completamente antes de bater no liquidificador, é mais seguro.
Volte com o creme para a panela no fogo. Acrescente sal e as especiarias se for necessário. Deixe ferver mais 3 minutos e desligue o fogo. Finalize com a salsinha ou coentro picado.
Visits: 0
Comentários desse post