Conheço a Ilha do Ferro, povoado ribeirinho no município de Pão de Açúcar, exatamente há 23 anos. Na época trabalhava num jornal local, e a viagem foi uma aventura, de carona, até o Sertão para conhecer seu Fernando, personagem fantástico descoberto pelo fotógrafo Celso Brandão e pela artista plástica Maria Amélia Vieira.
E assim, nessa rota, milhares de seguidores foram aportando na Ilha que não é ilha para conhecer a comunidade repleta de arte e artistas. O mais recente e ilustre visitante (programa gravado antes da pandemia) foi Luciano Huck, que espalhou por todo Brasil a luz e a energia daquela beira de rio. Fiquei doida para voltar lá!
Então já sabe: quando a gente aniquilar o novo coronavírus vamos novamente para a Ilha, tomar banho no Rio São Francisco, comer piaba, quebra-queixo do Dodô, visitar o Museu do seu Fernando (@museuilhadoferro) e a Cabra – Galeria de Arte (@cabrailhadoferro), comprar bordado e o artesanato de madeira. Enquanto isso, relembre quanta coisa bacana da Ilha do Ferro tem pra conhecer.
A Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar, é um museu a céu aberto. Lá os ribeirinhos fazem do quintal o atelier para as esculturas de madeira, e da porta de casa a vitrine de exposição da arte popular e do bordado Boa Noite. Esse pedacinho do Velho Chico ficou famoso graças ao seu maior artista, Fernando Rodrigues.
As casinhas têm uma placa: “Aqui tem Artesanato Feito A Mão”, um projeto do Governo do Estado que guia o visitante pelas casas atelier, que guardam verdadeiras obras de arte nas peças esculpidas em madeira e nos bordados Boa Noite. Para chegar à Ilha, é preciso pegar uma estradinha de barro ou ir navegando pelo doce Rio São Francisco.
Passeio
Na Ilha do Ferro, além de trilhar as casas ateliê dos artistas do povoado, o passeio de barco a motor é imprescindível. O artesão Dedé conhece a ilha como a palma da mão, e tem ótimos roteiros de navegação pelo Velho Chico. A primeira parada é na Ilha dos Anjos (em frente a Ilha do Ferro), ótima para banho. Neste passeio, não deixe de visitar o navio afundado (Moxotó). Por fim, suba o morro (Cemitério das Crianças), dono da melhor vista do Velho Chico. Artesão Dedé – (82) 99665-7355
Hospedagem
Na Ilha do Ferro tem apenas uma pousada, a da Vana (@pousadadavana, esposa do mestre Aberaldo, escultor de bonecos. São quartos simples com ar condicionado, frigobar e televisão. Telefone para reserva da Pousada e restaurante da Vana – (79) 99682-8438
Casinhas charmosas:
A casa da artista plástica Maria Amélia Vieira de três quartos com ar condicionado, cozinha, sala e varanda com vista pelo Velho Chico. Contatos [email protected]. Telefones: (82) 99982-5610 (82)3317-6693 (82)982031709
A casa do alagoano André Dantas ([email protected]) tem um quarto com ar condicionado, duas salas, cozinha e varanda com vista para o Velho Chico. A casa comporta três pessoas. Contato pelo telefone: 82 98171-2723
O alagoano também tem a Cabra Ilha do Ferro @Cabrailhadoferro (residência artística de exposições)/ Telefone: 82 98171-2723
Imperdível: O Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos é um Museu de Arte Popular da Universidade Estadual de Alagoas na Ilha do Ferro. Foi idealizado pelo professor Jairo José Campos da Costa. Telefone: (82) 3624-8008
Turismo cultural – Ilha do Ferro é indicada para quem aprecia a cultura popular, curte vivenciar a simplicidade do sertanejo, saborear pitu, passear pelo Velho Chico, e caminhar entre os ateliês dos artistas populares na mira do sol. Não duvide: o Velho Chico está a seus pés é só mergulhar nas suas águas afetuosas.
Mas bom mesmo é se hospedar na Ilha do Ferro e curtir a vida do povo generoso, alegre, e que não dispensa uma festa e boa proza. Além disso, em cada esquina tem um artista do Velho Chico.
Quebra-queixo: A venda (mercadinho) mais famosa da Ilha do Ferro é a do Zé do Bobô. Ele vende refrigerante, água, cachaça, mas a estrela do recinto é o doce quebra-queixo, preparado com coco ralado e açúcar há mais de 20 anos preparado com esmero pelo alagoano
Visits: 95
8 comentários
Ivan Vieira
4 anos Atrás
Lá no teu Instagram, já te falei que tenho planos de morar em Maceió. Esse projeto estava bem próximo de se realizar. Agora, tudo está adiado. Quanto isso acontecer, quero conhecer o mundo do sertanejo, a cultura do sertão. Esta ilha criativa acabou de entrar no meus sonhos. Obrigado.
Cid Carlos
4 anos Atrás
Esse é o nosso lindo Brasil que muita gente ainda não conhece! País que além das belezas naturais, têm de tudo e com condições de se produzir tudo! Show de bola! Viva o Brasil, Viva Alagoas!
[email protected]
4 anos Atrás
Boa noite, nosso País é muito rico, DEUS escolheu a dedo nosso país e nossa Alagoas…que ELE nos abençoe sempre e que nós possamos agradecer e retribuir tudo que recebemos do nosso PAI CELESTIAL??
Arthur Silveira
4 anos Atrás
Nunca fui aí, mas já achei o lugar um encanto. Sua texto detalhado, cheio de sentimento e carinho pelo lugar, sem dúvida, fez eu me sentir lá, mesmo que por alguns instantes. Maravilha de postagem!!! Abraço, querida Nide.
Luciana Dâmaso
4 anos Atrás
Nide,
Aonde encontro “os bailarinos” de Petrônio e Yang a venda aqui em Maceió?
Desde já agradeço a atenção.
Luciana
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORNa Ilha do Ferro, pão de Açucar, telefone: 82 98229-5924/ Petronio (pai do Yang) 99601-3194
Leyla
3 anos Atrás
Boa noite!
Desejo o contato desse artesão FAGUINHO.
Att. Leyla Werneck