Toda mãe tem um desejo, nunca enterrar seus filhos. Porque essa é uma dor sem fim, não há remédio que cure, nem nada comparável. E hoje, no dia dedicado a elas, vamos vestir o coração de mãe protetora: se puder, fique em casa. No Brasil mais são de 10 mil mortos e, se alguém contar que em Alagoas morreu pouca gente, não aceite este argumento, porque ele é insano.
Mães fazem tudo pela felicidade dos filhos, há aquelas que transmitem o afeto na cozinha, e são muitas, assim. Dessa vez, eu elegi Marinaura, chef do restaurante do Duda. Esta senhora, de 82 anos, está em casa, mãe de dois filhos Joelma e o Javan (que está tomando conta do restaurante). E garanto que a alagoana faz o melhor bife de panela do mundo.
Natural de Japaratinga, formada em Arte Culinária, nossa Marinaura é regida por tradições alagoanas. Não pode faltar colorau, coentro e o cominho moído com alecrim, orégano, salsa, pimenta e manjericão – uma fórmula facilmente encontrada no Mercado da Produção e/ou nas feirinhas dos bairros de Maceió. Ela trabalhou como enfermeira
Amem e lutem como uma mãe.
Restaurante do Duda de sexta a domingo das 10h até as 15h/ Pegue e leve/ Rua José Luiz Calazans 177 – Jatiúca – (Próximo ao hotel Marinas) – Telefone: (82) 3231-0877.
Bife de Panela do Duda
- Ingredientes:
1kg de carne (fraldinha em bifes bem fininhos)
1 cebola grande
1 pimentão grande
3 tomates grandes
1 molho de coentro
Salsa a gosto
Cebolinha a gosto
3 folhas de louro
1 colher de sopa de tempero (cominho misturado)
½ copo americano de óleo
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de alho picado
1 colher de chá de colorau
2 batatas cozidas (grande)
Sal a gosto
- Modo de preparo
Corte bem picadinho a cebola, tomate, coentro, pimentão e alho. Coloque os ingredientes na panela junto com o tempero (cominho misturado), folhas de louro, colorau, óleo, água e sal para refogar, e mantenha em fogo baixo.
Adicione os bifes aos legumes até tudo ficar macio. Acrescente as batatas cozidas no molho da própria carne, tampe a panela, mas destampe em intervalos regulares para mexer a mistura e revirar os bifes.
Cozinhe (sempre em fogo baixo) até a carne ficar bem macia. Para finalizar, corte a batata cozida e regue com o caldo do cozimento.
Segredo da receita: Pode acrescentar mais legumes porque isso agrega mais sabor.
E, se for do seu gosto, não se esqueça do pão passado no caldo!
Visits: 0
Comentários desse post