Quarta-feira, 10 de junho de 2020, não tenho dicas, apenas um abraço fraterno chef Felipe Martins, carinhosamente chamado de Lipe, primeiro garoto empreendedor com síndrome de down. Um abraço coletivo de muita gente que amava sua mãe Kátia, mais uma vítima da covid 19. Que o coração de Kátia bata em cada de um de nós com o amor que se perdeu nessa guerra para o vírus invisível. Sim, amigos, estamos numa guerra e muitos ainda não se deram conta e escolheram o lado errado da batalha. Kátia presente!
No dia 28 de dezembro de 2015, recebi no facebook uma mensagem: “Nide, sou Kátia, mãe do Felipe, futuro chef de cozinha. O mais novo aprovado em gastronomia na Maurício de Nassau”. Nessa época, eu não a conhecia pessoalmente, e nem precisava para perceber que se tratava de uma mãe que lutou contra todos os preconceitos pela felicidade do seu amado Lipe.
Antes do diploma na mão, todos os domingos, Felipe estacionava o carrinho do “hot dog do Lipe” para vender os sandubas com o auxilio luxuoso de sua mãe Katia. Até Lipe ingressar na universidade, Kátia foi quebrando barreiras, mas chegando lá contou com o apoio da ex-coordenadora da escola de gastronomia, Mariana Bernardes, que abraçou o jovem. À entrevista que me deu, Kátia me contou: “Sou muito grata a Mariana, professores, colegas, porque trataram meu filho como uma pessoa comum e ao mesmo entenderam suas necessidades”. Já a chef Mariana, me disse que todo mundo aprendeu com Lipe. “Foi uma aula de cidadania, ele e a Kátia ensinaram muito a gente”.
A escolha pelo curso de gastronomia é porque Kátia adorava cozinhar e o filho sempre a ajudou a preparar massas, doces, e agora, juntos, faziam todo o processo do hot dog. Além de gastronomia, Lipe fez o curso de recepcionista, do Sebrae.
No dia 24 de maio de 2019 lembro da data, porque está no meu celular), ela precisava de fotos com alta resolução de Lipe para a revista da Abrasel nacional. E eu me propus a fazer, a gente armou o cenário na rua do prédio (antigo Stella Maris), e foram várias fotos, ela sempre feliz, e finalmente a reportagem foi publicada.
O amor de mãe foi o ingrediente principal e Kátia Martins era mãezona, linda, apaixonada e guerreira, todo dia na luta pela felicidade do filho. Em 2017, ela me contou: “Quando ele nasceu tinha um problema no coração, foram 4 meses difíceis. Primeiro, batalhei pela vida do Lipe, depois lutei para ele ser tratado sem discriminação, e aos poucos conquistamos o espaço ao sol”, revelou-me , com os olhos brilhando de orgulho do filho.
Aos domingos na praia da Ponta Verde, e em feiras de gastronomia, a cena mais comum era ver a família ajudando, além de Kátia , tinha Marcelo ( pai de coração) e a tia Regina, temperos essenciais para o primeiro empreendedor com Síndrome de Down de Alagoas.
Kátia , sua luta não foi em vão, sempre será nossa inspiração!
Visits: 1
22 comentários
Gésia Malheiros
4 anos Atrás
Nide, parabéns pela sensibilidade e por ter sido uma incentivadora de Lipe, por meio do que você sabe fazer, e uma amiga de Kátia. Eu não a conhecia, mas já rezo por ela, que está mais perto ainda do Lipe, e por você que faz a diferença na vida das pessoas. Beijão.
Maria Araci Santos
4 anos Atrás
Meu Deus!!!! Estudei na Mauricio de Nassaue o via sempre. Depois No Senac, onde fui coleguinha de Chef Lipe…
A dedicação de katia era uma coisa sem comparação. Mãe atenciosa e presente.
Chorei agora. Deus, por quê????
????????
Marta Procópio
4 anos Atrás
Que Deus a tenha Katia,no reino da glória.
Meus sentimentos a familia.
Angelica Bittencourt
4 anos Atrás
Realmente uma perda irreparável que nos pegou de supresa, uma mãe guerreira.Nossas condolências a família enlutada
Tatiana
4 anos Atrás
Fui atendida por ela na Bienal de Livros, ela toda orgulhosa me mostrando o filho dela empreendedor. Lamentável
Danielly barros
4 anos Atrás
Que emocionante… que DEUS abençoe e fortaleça o coração do Lipe e de toda família e amigos desta mãe exemplar!!!
Com certeza a luta dela não foi em vão!!!
Sucesso Lipe!!!
Cid Carlos
4 anos Atrás
Grande mulher! Grande mãe! Meus pêsames aos familiares da Kátia!
OLIVAN NOBRE SOARES
4 anos Atrás
Deixo aqui meus sentimentos ao Lipe e toda família, tenho um primo com síndrome de down, na maioria das vezes, as pessoas com down, são mais humanas que os normais, felicidades, e um grande abraço, Olivan e família!
Ricardo Mota
4 anos Atrás
Nide, minha querida, estou emocionado com a história e com a sua narrativa.
Um beijão para o Lipe, para os seus queridos – e pra você minha gratidão pela escolha que fez para o seu blog.
Ricardo Mota
Nide Lins
4 anos Atrás
AUTORGrata, Ricardo, sigamos em frente
Walter Rocha Oliveira
4 anos Atrás
Fui o facilitador dele no sebrae, onde fez o curso de atendimento ao público. Jovem motivado e feliz pq tinha por trás uma mãe que estava sempre ao seu lado. Além de tudo Kátia foi minha amiga de infância na nossa Delmiro Gouveia. O céu recebeu um anjo e o anjo que ficou na terra vamos estar juntos para continuar sua caminhada. Dorme em paz amiga.
Valdenice Ferreira dos Santos
4 anos Atrás
Meu Deus que linda historia de vida, de luta, de vitórias. Que Deus dê a todos o consolo necessário.
Rosenilda
4 anos Atrás
Parabéns pela matéria uma homenagem a uma mãe guerreira, lutadora que não mediu esforços para ver seu filho feliz. Deus conforte a família.
Edilma Fernandes Vilela de Vasconcelos
4 anos Atrás
Era lindo de ver os dois trabalhando juntos e o brilho de orgulho e felicidade nos olhos de Kátia!! Muito amor os envolvia. Deus conforte a toda família!!!!
Jackson Israel Lima de Oliveira
4 anos Atrás
Foi meu aluno durante o ensino fundamental 2, uma pena essa notícia com a dele, demore presente na escola e apaixonada pelo filho. Deixo meus sentimentos a família
Marcelo Carvalho
4 anos Atrás
Obrigado, Nide!
Você sempre foi uma incentivadora do nosso Chef e de minha querida esposa. Assim como uma legião de amigos, estou combalido e com uma enorme dor com a partida de Katia. Mesmo com todo sofrimento que agora sinto, tive forças motivado pelas inúmeras homenagens e palavras de carinho e conforto escritas por tantos amigos, clientes e admiradores, para aqui dizer que Katia, além de muita saudade, nos deixou uma estrelinha aqui entre nós, o Lipe, para continuar nos contaminando de amor, amizade, felicidade, determinação, carinho e sinceridade. Abraços!
ALDELIANE FERREIRA DE LIMA
4 anos Atrás
AS PALAVRAS DA NIDE , ME FEZ EMOCIONAR E AGORA AS SUAS SR. MARCELO!! COM CERTEZA A KÁTIA JÁ ESTÁ AO LADO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E CONTINUARÁ ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES!! TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM A KÁTIA DESDE 2017… ERA A MINHA COMPANHEIRA NO TRABALHO E TÍNHAMOS UMA GRANDE AFINIDADE.
ABRAÇOS E OS MEUS SINCEROS SENTIMENTOS,
ALDELIANE
Laura Guaraciaba
4 anos Atrás
Obrigada, Nide por compartilhar essa linda historia de amor que muito nos inspira.
Meus sinceros sentimentos ao Lipe e toda sua familia que terá Katia como um anjo em suas vidas.
JOSÉ TELMO MONTEIRO DE ALBUQUERQUE
4 anos Atrás
Parabéns por essa bela homenagem a essa mãe, realmente foi uma guerreira e demonstra que todos tem o direito a viver decentemente com seus esforços. Ao Marcelo a quem conheço e sei do seu amor por esse jovem que é imenso, leva sempre ele pra assistir os jogos do CRB, ele é um regateano ferrenho, os olhos do Marcelo brilham ao falar do Lipe, que Deus a tenha num bom lugar.
Aline Cavalcante
4 anos Atrás
Que Deus em sua infinita bondade, derrame bençãos na vida do Lipe. E sua mãe já está nos braços do Pai.
Mañana Pinheiro
4 anos Atrás
Que homenagem linda! Mãe maravilhosa e dedicada!
Maria Auxiliadora
4 anos Atrás
Deus conforte toda a família! Sucesso ao Lipe!