Meu colega, o jornalista e fotógrafo Lula Castello Branco (@lulacastellobranco) me disse que eu precisava conhecer a tapioca da Cicinha. Isso foi em 2014, e, de lá pra cá, fiquei freguesa da Tapioca Nosso Xodó (@tapioca_nosso_xodo) no Mercado da Produção. A tapioca é generosa. Tem coco ralado, queijo coalho e uma lapa de manteiga do Sertão. É meu sabor predileto, e equivale a um almoço. Mas quando ela me ofereceu um pedaço de bolo de massa puba, fui ao céu e voltei. Massa macia e molhadinha. Para completar, ela compartilhou a receita sem glúten para gente fazer em casa.
“No começo eu só comercializava a massa puba, a goma de tapioca e o coco ralado, mas os clientes chegavam cedinho no mercado e queriam tomar um cafezinho com uma fatia de bolo ou uma tapioca. Percebi que era mais uma oportunidade de negócio, e deu certo. Todo dia, além da tapioca, vendo bolos de macaxeira, leite, tradicional (trigo), laranja, mesclado, chocolate, formigueiro e milho verde”, conta Cicinha, que comanda a banca ao lado do seu bem amado, José Roberto Alves, o Beto.
Massa puba ou simplesmente puba (do tupi antigo puba, “fermentado”, ou pub, “mole”) é uma massa extraída da mandioca fermentada. É largamente utilizada na produção de bolos, biscoitos e diversas outras receitas típicas do norte e do nordeste brasileiro.
Tapioca Nosso Xodó: Portão 14 do Mercado da Produção / Barraca 282/ Das 7h até as 14 horas/de terça a domingo / Aceita-se cartão – Telefones: (82)98823-7208
Vamos à receita? Para o bolo de massa puba você vai precisar de:
400gr de manteiga
5 ovos
2 xícaras de açúcar
1 kg de massa puba amarela
400ml de leite de coco
100 ml de leite de gado
200g de leite em pó
01 colher de fermento
Modo de preparo
Bata a manteiga, os ovos e o açúcar. Adicione a massa puba, o leite de coco, e, em seguida o leite em pó, e o leite de gado. Por último coloque o fermento.
Asse a 180 graus, numa forma (30 cm) untada e enfarinhada.
Visits: 2
Comentários desse post