“Se a carapeba soubesse como é gostosa, não nadava – rebolava nas águas”. A frase é do jornalista Plínio Lins sobre o nobre peixe da água salobra, vivente no encontro entre mar e lagoa, e que sempre teve presença cativa na cozinha da minha família. Era o predileto de minha vó Domitila, que o comia diariamente. Já minha mãe o envolvia na farinha de mandioca e jogava no óleo quente para ficar com a casquinha crocante. Mas também preparava ele cozido no caldo de escabeche, com direito a pirão. E assim resolvi compartilhar a receita, que é muito singela, feita com tomates maduros, cebola, coentro e um toque colorau.
O peixe carapeba é um dos mais alagoanos. Saboroso, é ideal para dietas e até indicado em pós cirurgias por ser é um peixe leve e saudável. De cor prata, carne branca e macia, ele tem espinhas que exigem atenção na hora de desfruta-lo. Para temperar a carapeba, apenas sal, e nada mais.
Sugestão: compre dois quilos de carapeba para fazer uma parte frita
Detalhe: o molho escabeche pode ser feito com cabeça e rabo de peixe com os mesmos ingredientes: tomate, cebola, coentro e cebolinha.
Ingredientes
2 carapebas
3 tomates bem maduros
meia cebola
Coentro, cebolinha e pimemta de cheiro a gosto
Sal a gosto
Azeite
Meia xícara de farinha de mandioca
Meia colher de chá de colorau
Modo de preparo
Tempere a carapeba com sal.
Coloque os tomates inteiros, cebola, coentro, cebolinha, pimenta de cheiro, colorau, e cubra com água (mais ou menos 3 xícaras de água).
Cozinhe em fogo baixo até os tomates ficarem maduros. Retire o peixe com uma palheta e reserve.
Coe o caldo e leve para o liquidificador com os tomates. Bata bem e depois peneire.
Em uma panela coloque o caldo, acerte o sal, adicione a farinha de mandioca fora do fogo
Prepara o pirão em fogo baixo e mexa até dar o ponto do pirão. Sirva com fios de azeite!
Sobre o pirão: para quem nunca fez um pirão a recomendação é usar três copos do caldo cozido do peixe, meia xícara de farinha, e misturar fora do fogão para não embolar. Se embolar adicione mais um pouco caldo ou água e bata no liquidificador.
Visits: 33
1 comentário
Reginaldo Romão da Silva
3 anos Atrás
Logo nessa hora, fiquei com água na boca, parabéns pela essa receita fantástica vou fazer em casa.