Arroz integral nunca foi meu bem-querer, mesmo sendo mais saudável (o arroz é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais). Até que, em um belo dia, eu adicionei os cogumelos frescos do Togumelos (@togumelos) na receita do arroz e eles trouxeram um sabor diferenciado, se for o shimeji Preto (meu predileto) dá um gostinho de frutos do mar. Também fica saboroso com quaisquer cogumelos frescos, como shimeji branco, paris e o salmão, que também são muito gostosos. Batizei como “arroz rico” porque, além dos cogumelos, adicionei ervilhas, brócolis, milho e queijo parmesão (quem for vegano, use um queijo vegetal) para dar liga.
Antes da receita, vamos conhecer um pouco a história do Togumelos, uma empresa alagoana.
Os chefs Serginho Jucá (@chefserginhojuca) e Roger Lima (@chefrogerlima), como diz o ditado popular, “têm culpa no cartório”, eles foram os incentivadores para o nascimento da empresa que cultiva os cogumelos no bairro do Antares, em Maceió.
Os dois chefs estavam procurando por cogumelos e Tomás Accioly, engenheiro agrônomo, resolveu fazer uma especialização na cidade de São Paulo para criar esse projeto na capital alagoana. E deu certo. Além de saborosos e saudáveis, é uma mão na roda para quem tem uma dieta vegana e vegetariana, são substitutos da carne e uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como niacina e riboflavina. Essas vitaminas ajudam a fornecer energia, quebrando proteínas, gorduras e carboidrato.
Segundo Tomás, a produção de cogumelos acontece em estufas adaptadas e climatizadas com temperatura, umidade, ventilação e luminosidade controladas. São usados substratos à base de maravalha de madeira, farelo de grãos e bagaço de cana. Passam por um processo de pasteurização para então vir a colonização dos cogumelos.
As duas espécies escolhidas (shimeji preto e o branco) têm propriedades semelhantes, porém o shimeji preto possui um sabor mais acentuado.
Os Togumelos são entregues em casa, e também são encontrados no Palato e Unicompra.
Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de alho picado
1 xícara de arroz integral (gosto do Urbano, vende no Unicompra)
4 xícaras de água morna
2 xícaras de togumelos
1 xícara de ervilha
1 xícara de brócolis
1 xícara de milho
1 xícara de parmesão (gosto do faixa azul)
Sal a gosto
3 colheres de shoyu de coco da Copra (@copra_alimentos)
1 cebola roxa
Coentro e cebolinha a gosto
Modo de preparo do arroz
Numa panela de pressão, refogue 1 colher de azeite e com 1 colher de alho picado. Adicione 1 xícara arroz integral, e refogue os três juntos. Coloque as 4 xícaras de água morna, feche a panela. Quando começar a pressão, conte 20 minutos em fogo baixo. Caso ainda tenha água finalize até secar.
Modo de preparo dos Togumelos
Para a receita, usei o mix (salmão e branco), mas fica bom com quaisquer cogumelos frescos, como o preto ou paris. Também pode ser todos
Pique os cogumelos.
Numa panela, doure o alho e cebola no azeite. Adicione os cogumelos e o molho shoyu de coco Copra, até muchar.
Refogue ervilha e brócolis no azeite e alho
Misture o arroz com cogumelos, brócolis, ervilha, milho, coentro e cebolinha e o queijo parmesão. Misture tudo e está pronto.
Sugestão pode servir com um ovo de gema mole, um pouco de queijo de queijo parmesão e cogumelos.
Togumelos: (82) 99902-2189/ 99948-2761
Visits: 9
2 comentários
Sandra Duarte
3 anos Atrás
O que é shoyo
Nide Lins
3 anos Atrás
AUTORMolho de soja