Quem conhece a montanha de camarões crocantes do Biroska Brasil (@biroska_brasil), sabe que o prato é único em textura, sabor, volume e elegância. É mais de um quilo no prato. O crustáceo, na companhia da cerveja gelada, é um espetáculo, e com pirão é um Deus nos acuda. A chef do boteco é Cleide Maria, mas quem leva a fama é o seu esposo, Carlos. Ele tem a tarefa de comprar o camarão, é garçom e caixa, em suma, o todo-poderoso do estabelecimento que fica no bairro da Ponta Grossa.
Os camarões (barba roxa) são fritos com casca e das cabeças dos crustáceos apenas são retiradas as antenas. O tempero é sal, com uma leve camada de farinha. Fica bem crocante e é impossível comer apenas um. Quando liguei para a Birosca para fazer reserva do camarão, a filha de seu Carlos, Silvia, disse que a porção dava para quatro pessoas, e destacou que a casa não trabalhava com o crustáceo pequeno. Realmente, a porção de um quilo é bem generosa. E o pirão, minha Nossa Senhora dos Prazeres, é de comer rezando. A guloseima é preparada ao caldo da cabeça do peixe, ova, e vem com pedaços do dito cujo.
Conheci o Biroska Brasil em 2017, e foram muitas conversas para o Carlos me deixar fazer a reportagem e publicar a matéria no meu blog, até que chegamos a um acordo: teria reportagem só com telefone, sem endereço. Porque, até hoje, é preciso reservar para comer o melhor camarão crocante do Brasil, quiçá do mundo. E continua o mesmo, com a porção para quatro pessoas ficarem felizes.
História – O cheiro das peixadas em casa enfeitiçou o vizinho de Carlos e, em nome da boa amizade, ele pediu que a sua esposa fizesse uma especialmente para o amigo (e que acabou sendo a primeira de várias). “Minha mulher cozinha muito bem, então pensei, vou fazer para vender”, lembra Carlos, o que deu certo. Já o vizinho, que inspirou o comércio, como cliente compareceu poucas vezes nos três anos de vida da Biroska Brasil. Carlos deixou a profissão de técnico de eletrônica e se dedica ao boteco que, de fato. O lugar é para quem curte boteco sem frescura e, lembrando, é preciso reservar para comer o melhor camarão crocante do mundo (meu).
Biroska Brasil (@biroska_brasil)
Preço: camarão crocante com pirão e arroz (para 4 pessoas) – R$108,00/ Não aceita cartão
Funciona de terça a domingo 10h30 as 15h30
Funciona de terça a domingo 10h30 as 15h30
Rua Santos Dumont, 34 – Ponta Grossa/ Telefone: (82) 98727-7566
Visits: 12
9 comentários
Antonio Neto
3 anos Atrás
Obrigado Nide Lins por nos brindar com suas fantásticas descobertas da nossa culinária, quando estou a procura de algo novo para degustar não tenho dúvidas, vou a verdadeira enciclopédia do guia gastronômico das Alagoas, que sem sombras de dúvidas o seu blog. Que você continue a nos brincar com suas descobertas de literalmente encher a pança.
Lucy
3 anos Atrás
Realmente delicioso, já tive o prazer de aprecia algumas vezes!
Leide
3 anos Atrás
O melhor! Sr. Carlos é um amor. Kkkk Sra. Ninguém nunca viu
Jadir
3 anos Atrás
Esse é realmente divino. Impossível comer só um e impossível quatro comerem sozinhos a porção servida. Muito bom.
Brunno
3 anos Atrás
Esse prato do seu Carlos é antigo, estive a primeira vez lá em 2012.
Realmente é muito bom, já fiz reserva é fui com a família inteira (esposa, filha, mãe, avó, irmãs, tios, tias, primos e primas).
Concordo que lá e o melhor camarão do mundo.
Parabéns pela matéria 👏👏👏
Danilson Pires
3 anos Atrás
Atendimento péssimo, local abafado, porém, a comida realmente é ótima. Vale a pena enfrentar os pontos negativos…
Tony
3 anos Atrás
Sempre que vou à Maceió, a Biroska Brasil é ponto de parada obrigatória para saborear o melhor camarão crocante que já comi na minha vida. A porção é generosa e dá pra comer de quatro a cinco pessoas sem economizar. O pirão de peixe que acompanha o camarão é excepcional. Confesso que ainda não provei a peixada, mas já me falaram que é uma delícia. O nome já diz tudo: Biroska, mas é tudo limpo e organizado. O que o cliente deve ter é: paciência, porque a espera é longa, mas antes tem caldinho e cerveja bem gelada para compensar a espera. Recomendadíssimo.
Cícero
2 anos Atrás
Ótimo caldinho e ótima porção de camarão e de arroz, porém demora muito para o pedido chegar, sr carlos muito grosso e ignorante
Cara nide lins, repense suas indicações de qualidade
Obs: camarão não tem gosto de nada e é puro óleo
Nide Lins
2 anos Atrás
AUTORCicero, bom dia, é sua opinião e respeito. eu gosto e indico. E o estilo do Carlos é bem característico de dono de Boteco. Indico o que gosto e tenhos meus critérios, e o blog é a opinião do autor, mas claro, nem todo mundo gosta